Catálogo traz informações a produtores sobre cultivares de café

Compartilhar

Para apoiar o produtor na escolha de cultivares que atendam às suas necessidades de produção, está sendo lançado o Catálogo de Cultivares de Café Arábica. Existem hoje no Brasil cerca de 140 cultivares de café Arábica registradas ou em processo de inscrição no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Segundo o pesquisador da Embrapa Café Carlos Henrique Carvalho, apesar desse grande número, atualmente são plantadas, em grande escala, cerca de 40 cultivares dessa espécie no país.

O produtor, ao buscar uma nova cultivar, deve levar em conta fatores como porte, diâmetro da copa, vigor vegetativo, época de maturação, tamanho da semente, resistência a doenças e a nematoides, tolerância a déficit hídrico, além da produtividade. “Essas características agronômicas foram apresentadas no Catálogo de modo comparativo, tomando-se como referência a cultivar Catuaí, por ser mais conhecida pelos cafeicultores”, explica o pesquisador.

 

O trabalho, coordenado por Carvalho e com participação de pesquisadores da Fundação Procafé, do IDR-Paraná e da Santinato&Santinato Cafés, apresenta cada uma das cultivares de forma didática, com uso de infográficos, numa linguagem simples e objetiva. A publicação traz ainda um histórico sobre o desenvolvimento de cultivares de café arábica no Brasil e a descrição das principais características agronômicas e tecnológicas das cultivares de café.

“Nossa ideia é levar ao conhecimento do produtor que existem outras 100 cultivares de arábica que foram desenvolvidas com diferentes características como tolerância à doenças e à seca, por exemplo. E temos o propósito de fazer uma atualização constante dessas informações”, acrescenta o pesquisador. Segundo dados de maio, da Conab, a safra 2022 conta 1,81 milhões de hectares de área plantada com essa espécie, o que representa 76,56%, de todo o café plantado no país, num total estimado de 6,2 bilhões de covas de cafeeiros.

 

Acesse aqui o Catálogo de Cultivares de Café Arábica gratuitamente. Além do site da Embrapa Café, a publicação está disponível no portal do Consórcio Pesquisa Café.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.