Brasil e Uruguai assinam acordo de cooperação agropecuária

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai assinaram nesta quinta-feira (1º) um memorando de entendimento de cooperação em Defesa da Agropecuária. Os ministros dos dois países, Marcos Montes e Fernando Mattos, se reuniram durante a 45º Expointer, em Esteio (RS).

O memorando, com vigência de cinco anos, tem como objetivo fortalecer as políticas de fronteira em termos de cooperação sobre saúde animal, otimizar a troca de informação e melhorar os esquemas de vigilância sanitária.

As formas de colaboração poderão incluir ações de vigilância agropecuária conjuntas, visitas técnicas, seminários e procedimentos de fiscalização e inspeção, organização de treinamentos, simpósios, seminários, fóruns e conferências, além de condução de ações estratégicas para evitar barreiras sanitárias ou fitossanitárias ao comércio de produtos agropecuários.

Durante o encontro, os ministros reafirmaram o interesse de reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois países e manifestaram sua preocupação sobre a insegurança alimentar a nível global, incrementada pela emergência climática, o conflito na Europa e o encarecimento dos insumos, em especial os insumos agropecuários, que pressionam a inflação no mundo.

 

O ministro Marcos Montes também se reuniu hoje com o conselho diretivo da Federação de Associações Rurais do Mercosul (Farm). No encontro, foram discutidos aspectos comerciais e sanitários da região, como acesso a mercados, negociações internacionais, situação atual da febre aftosa e programas de combate à mosca da bicheira.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas