Amostras de carrapatos serão usadas para testar eficiência de produtos de controle

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Amostras de carrapatos serão usadas para testar eficiência de produtos de controle pela Embrapa, durante a Tecnofam (Tecnologias e Conhecimento para a Agricultura Familiar), realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados, Mato Grosso do Sul. A exposição é realizada de 13 a 15 de setembro.

Durante os três dias de evento, o produtor rural pode conhecer o Museu do Carrapato, maquinários para ensacamento de silagem e aplicativos para a pecuária.

 

Os prejuízos causados pelo carrapato ultrapassam a casa dos bilhões de dólares ao ano e os impactos são vistos na produção de leite, carne e couro. No espaço Museu do Carrapato, o visitante terá informações sobre o controle estratégico do carrapato, ciclo de vida, relações com as variações de temperatura e umidade, raças de bovinos utilizadas no sistema de produção e manejo das pastagens.

Os produtores, em sua maioria, combatem o parasita aplicando carrapaticidas apenas com critérios de visibilidade da infestação no animal e não por critérios técnicos estratégicos. Isso, muitas vezes, é feito de forma incorreta, com danos ao meio ambiente e intoxicação da pessoa que aplica o produto. O controle não acontece de forma eficiente e promove a disseminação da resistência das populações de carrapatos aos produtos utilizados

 

Durante a Tecnofam 2022, a Embrapa analisará amostras de carrapato para determinar a eficiência dos produtos. O serviço gratuito será feito por uma equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas