Amostras de carrapatos serão usadas para testar eficiência de produtos de controle
Amostras de carrapatos serão usadas para testar eficiência de produtos de controle pela Embrapa, durante a Tecnofam (Tecnologias e Conhecimento para a Agricultura Familiar), realizada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados, Mato Grosso do Sul. A exposição é realizada de 13 a 15 de setembro.
Durante os três dias de evento, o produtor rural pode conhecer o Museu do Carrapato, maquinários para ensacamento de silagem e aplicativos para a pecuária.
- Cuiabá Esporte Clube estampa o agro no uniforme, com homenagem à soja
- Eleições: Saiba as propostas para o agro do candidato Pablo Henrique Costa Marçal
Os prejuízos causados pelo carrapato ultrapassam a casa dos bilhões de dólares ao ano e os impactos são vistos na produção de leite, carne e couro. No espaço Museu do Carrapato, o visitante terá informações sobre o controle estratégico do carrapato, ciclo de vida, relações com as variações de temperatura e umidade, raças de bovinos utilizadas no sistema de produção e manejo das pastagens.
Os produtores, em sua maioria, combatem o parasita aplicando carrapaticidas apenas com critérios de visibilidade da infestação no animal e não por critérios técnicos estratégicos. Isso, muitas vezes, é feito de forma incorreta, com danos ao meio ambiente e intoxicação da pessoa que aplica o produto. O controle não acontece de forma eficiente e promove a disseminação da resistência das populações de carrapatos aos produtos utilizados
- Agrotóxicos contrabandeados são recolhidos pela polícia na fronteira
- Mais uma queda: mercado financeiro projeta inflação para 6,61%
Durante a Tecnofam 2022, a Embrapa analisará amostras de carrapato para determinar a eficiência dos produtos. O serviço gratuito será feito por uma equipe da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)