agricultura

Agricultura Digital pode trazer mais eficiência nas propriedades

Débora Damasceno
Débora Damasceno
agricultura

#souagro| A tecnologia é uma grande aliada da agricultura. Muitas soluções utilizadas atualmente, ajudam a melhor a produtividades nas propriedades rurais. Por conta disso, o tema é foco de muitas pesquisas e tem trazido ótimos resultados.

Prova disso é a agricultura digital que tem se tornado uma realidade cada vez mais comum e segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), quem a utiliza tem vantagem competitiva.

 

A Agricultura Digital pode auxiliar na eficiência operacional na propriedade, na gestão e em outros fatores, como a sustentabilidade. No primeiro ponto, um exemplo é o uso de drones em substituição à pulverização tradicional ou por aeronaves. Inclusive, tecnologias para aplicação de defensivos são as que mais têm evoluído, produtores têm à disposição, equipamentos e sensores no trator para que se possa medir o fluxo da calda, regular a velocidade da máquina e a pressão do pulverizador.

A gestão da propriedade também pode avançar mais por meio da Agricultura Digital quando ferramentas facilitam a coleta e a análise de dados. Produtores podem usar programas para conseguir as informações e planejamento das atividades, compra e venda de insumos, de produtos e da produção, previsão climática, estimativas de produção e/ou produtividade e detecção e/ou controle de pragas e plantas daninhas.

 

Também há avanços na sustentabilidade, como a oferta de agrobiológicos para o controle fitossanitário da propriedade (biopesticida, bio-herbicida, bioinseticida e bionutrientes), muitos destes produtos já estão à disposição do setor e outras opções estão em testes.

No setor de hortifrúti, uma inovação bastante conhecida e já difundida é o comércio eletrônico, mas a agricultura urbana, hortas verticais, mercado de créditos de carbono, fazendas produtoras de energia limpa, financiamento coletivo, entre outros, são novas opções já à disposição do setor.

Ainda que a Agricultura Digital possa promover diversas facilidades, agentes do setor  precisam mobilizar os setores acadêmico, de serviços, de produção/comércio e consultores a dedicarem mais esforços para que essa nova era avance ainda mais rápido.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Cepea)

 

(Fotos: Embrapa)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas