Será que teve abuso de poder econômico no aumento do preço dos fertilizantes?

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Se tem uma coisa que deu dor de cabeça aos produtores rurais nos últimos meses foi o preço dos fertilizantes. Muitos fatores fizeram os valores subirem nas alturas, aumentando o custo de produção para todo o agronegócio.

Durante evento em Cascavel, o presidente da Aprosoja do Paraná, Eduardo Costa Cassiano, falou sobre a preocupação com o tema e também sobre as análises que estão sendo feitas para avaliar se não houve abuso de poder econômico nesses aumentos: “Nós encomendamos um estudo lá fora para saber se há alguma formação de cartel ou alguma outra coisa que possamos entrar com o Cade. O abuso de poder econômico, alguma coisa assim, porque realmente foi uma subida muito abrupta. Alguns fertilizantes chegaram a subir cinco vezes o valor de venda”, disse Eduardo.

 

ASSISTA O VÍDEO: 

 

Eduardo também destacou a preocupação da Aprosoja quando o assunto é fertilizantes, e sobre o que eles esperam no cenário para os próximos meses.

“Realmente essa guerra da Ucrânia, a fechada do mar ao Mar Negro, trouxe à tona essa fragilidade do nosso setor, que é a de ter dois ou três fornecedores principais, que fornecem 95% da nossa matéria prima. Então, isso daí expôs essa fragilidade nossa e trouxe um aumento de preço e um aumento do custo de produção muito grande para os nossos associados. Na verdade, para todos os agricultores, isso nos preocupa muito. A Aprosoja tomou algumas medidas pedindo um estudo lá fora para ver se realmente o impacto da guerra, dos valores do frete, os valores do seguro e se foram tão altos mesmo para atingir esses patamares de preço. Porque nós vimos que a lucratividade do trimestre apresentado por essas empresas de fertilizantes também subiu muito”, detalha o presidente.

 

O EVENTO EM CASCAVEL

A conversa com o presidente da Aprosoja ocorreu durante o evento caminhos da soja, onde várias cidades do Paraná são visitadas para mostrar ao produtor rural como ele pode ser mais atuante nas atividades da entidade.

“A gente precisa muito dessa participação ativa do nosso associado. Então, para participar é só entrar no site da Aprosoja Paraná, fazendo a sua ficha de inscrição e se cadastrar na nossas redes sociais que toda semana nós estamos postando a pauta da semana. Com o Congresso Nacional,  tudo o que está se passando em Brasília, porque todos os Aprosoja são filiados a Aprosoja Brasil está lá em Brasília e participa ativamente tanto do Congresso quanto do Senado. Além dessa participação on-line, tem a oportunidade de participar de eventos como esse que aconteceu recentemente em Cascavel, na Associação dos Engenheiros Agrônomos. É um evento específico voltado para a soja e fala um pouco sobre essa participação da soja no evento e sobre a realização dele e o que foi tratado. Já vamos ter um próximo evento no começo de fevereiro, que seria o Caminhos do Milho, mudando as cidades para atingir o maior número possível de agricultores, trazendo informação para o agricultor tomar as melhores decisões, tanto em relação ao clima, ao mercado global em geral e atualizando do que a gente vê que está acontecendo que está afligindo os produtores rurais”, finaliza Eduardo.

(Débora Damasceno e Sirlei Benetti/Sou Agro )

(Foto: reprodução internet)

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas