29/07/2021 - Milho em Cascavel Foto Gilson Abreu/AEN

Será que a chuva prejudica o milho que ainda está no campo?

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
29/07/2021 - Milho em Cascavel Foto Gilson Abreu/AEN

#souagro| Ainda tem 21% do milho no Paraná sem colher, mas será que a chuva prejudica a safra que ainda está no campo?

Nós, do Portal Sou Agro, fomos buscar uma explicação do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), já que o boletim de plantio e colheita mostra que 79% do milho foram colhidos e ainda há uma parte na lavoura.

 

“Neste momento sabemos que a chuva deve ocorrer dentro duma normalidade. Pode chover no estado todo, mas não em uma área só, onde estão estes 21%. Além disso, a chuva só prejudica se daqui a cinco dias continuar chovendo, o que não é a previsão”, explica Edmar Gervagis, técnico do Deral.

Na regional de Cascavel, menos de 5% da lavoura estão no campo. “Por isso, poucos dias de umidade não trazem prejuízo. Salvo aquela lavoura com espigas mal formadas”, ressalta a economista do Deral de Cascavel, Jovir Esser.

 

Segundo boletim do Deral desta semana divulgado nesta terça-feira (16), 64% dos grãos estão em boas condições, 28% em condições médias e 8% em condições ruins.

Trigo

De acordo com boletim do Deral divulgado nesta terça-feira (16), da área do trigo plantada 35% estão em desenvolvimento vegetativo, 31% em floração e 28% em frutificação, além de 6% em maturação. 87% da lavoura estão em boas condições, 11% em condições médias e 2% em condições ruins.

 

Outras culturas

De toda cevada plantada no estado, 98% estão em boas condições e 2% em médias condições. 90% estão em desenvolvimento vegetativo, 8% em floração e 2% em frutificação. Já do café plantado, 89% foram colhidos, 69% em boas condições, 27% em condições médias e 4% em condições ruins.

Da batata segunda safra, 92% foram colhidos. 96% em boas condições. Do total, 45% estão em fase de maturação e 55% em frutificação.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Fonte: Deral/Seab

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas