CHUVA

Saiba o que a chuva representa para as lavouras neste momento

Débora Damasceno
Débora Damasceno
CHUVA

#souagro| A chuva chegou nos últimos dias em quase todo Paraná. Muita gente esperava por essa chegada, afinal, tivemos um longo veranico em pleno inverno. Mas será que chover neste momento é benéfico para as lavouras? É o que fomos descobrir.

Segundo o agrometeorologista, Reginaldo Ferreira nós estamos passando por muitas mudanças climáticas ao longo dos anos: “Parece que as condições climáticas tem mudado de ano a ano. Veja que nós temos praticamente invertido o mês de julho, mês de junho. Embora esse seja um período relativamente seco, mês de agosto, que é um período mais ventoso, um período que nós estamos nos aproximando da primavera, tivemos uma inversão. O mês de julho foi extremamente quente em relação as temperaturas esperadas para o período. Foi um mês em que praticamente nós não tivemos precipitação. Foi muito bom para os produtores de milho que tiveram um privilégio muito grande de poder retirar a sua lavoura com facilidade. A lavoura de trigo também não foi ruim porque o trigo precisa de uma quantidade de água menor e um período mais seco ajuda para que não apareça tantas doenças”, explica Reginaldo.

 

VEJA O VÍDEO:

 

O QUE A CHUVA REPRESENTA PARA AS LAVOURAS AGORA?

Reginaldo explica que a chegada da chuva é benéfica e o que ocorreu neste ano é que os meses se inverteram.

“É claro que a água é sempre bem-vinda para outras lavouras, mas as culturas de inverno, de modo geral, elas não foram tão prejudicadas. Não tivemos frio o suficiente no mês de julho para as culturas de inverno como a fruticultura, pêssego, maçã figo, eh e muitas outras culturas. Nós estamos tendo agora no mês de agosto, o mês praticamente invertido. O mês em que a gente teve o privilégio da quebra do bloqueio atmosférico. Normalmente desbloqueia no mês de agosto, mas esse ano aconteceu bem mais cedo, no mês de junho e no mês de julho e esse bloqueio foi muito forte, impedindo a entrada das frentes e com isso praticamente não tivemos chuva e tivemos elevação da temperatura.

 

A expectativa é de que agora o inverno comece aparecer, o contrário do que vivemos em julho, quando mais parecia um verão, com altas temperaturas.

“Agora no mês de agosto o que se pode verificar em função dos dados meteorológicos é que nós teremos a entrada de muitas frentes. Teremos uma quantidade de chuva significativa em relação ao mês de agosto para nossa região e teremos também diferente do mês de julho temperaturas mais baixas. Isso significa dizer de modo geral que parece que nós estamos mais no inverno, do que se aproximando da primavera. Mas é um período  bom para agricultura, de modo geral essa chuva é bem vinda. Não só para para as lavouras mas para nós que moramos na cidade pra
regar esses lençóis freáticos e até porque a chuva traz a possibilidade de fertilizante, uma adubação nitrogenada, por isso que as plantas são mais verdes,  ela limpa o aro atmosférico permite que nós possamos respirar de forma mais pura”, finaliza Reginaldo Ferreira, agrometeorologista.

 

PREVISÃO DO TEMPO

Ao que tudo indica, a chuva vai permanecer no Paraná por mais alguns dias. Para esta quarta-feira, o clima permanece bem parecido com os últimos dias: “O tempo permanece instável em boa parte do Paraná, principalmente na metade Sul Paranaense. Do centro para o leste do estado, temos previsão de chuva a qualquer hora do dia assim como na faixa litorânea. Nas regiões mais ao norte e também em parte do oeste até há um predomínio de sol previsto na maioria das cidades”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

 

O destaque da previsão fica para o aumento da velocidade dos ventos e chuvas volumosas em algumas regiões.

“A intensificação num sistema de baixa pressão sobre o litoral da região sul do Brasil. Uma situação bastante adversa entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral paranaense. Onde se espera chuva volumosa entre a tarde e a noite com possibilidade de acumulados superiores aos 50 milímetros na região das praias do estado do Paraná. Em Santa Catarina há previsão de uma chuva muito mais volumosa do que aqui. Teremos a precipitação de até 150 milímetros entre as regiões de Blumenau, Joinville e o litoral norte. Várias praias de Santa Catarina com esse volume de chuva em apenas 24 horas. Além dessa chuva excessiva, existe uma preocupação em relação as rajadas de vento que podem atingir intensidades de até 80, 90 e 100km/h entre essas áreas do litoral norte de Santa Catarina e o litoral paranaense. E condição pra ressaca e mar bastante agitado de hoje pra amanhã”, finaliza Lizandro.

(Débora Damasceno/Sou Agro

 

(Foto: Envato)

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas