Saiba como participar de concurso que premia produtores de cachaça
#souagro| Um concurso vai premiar produtores de cachaça. É o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique, que está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto.
O concurso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com o Sebrae, dentro das ações do “Juntos pelo Agro” – um acordo de cooperação técnica entre as duas entidades em apoio ao agro.
- “Se não tivéssemos saído de casa, teríamos morrido”, diz família de produtores após morte de animais com descarga elétrica
- Cadastro Nacional da Agricultura Familiar garante benefícios aos produtores
Para participar, o produtor deve usar o sistema de produção da cachaça em alambique, com produção anual de até 20 mil litros e ter registro válido e regular de seus produtos junto ao Ministério da Agricultura. As amostras das cachaças inscritas devem ser enviadas, via Correios ou transportadora, até o dia 31 de agosto.
“Essa edição do prêmio, direcionado para a cachaça de alambique, foi pensada com o objetivo de promover os produtos e a valorização de pequenos produtores, sobretudo, daqueles que buscam a diferenciação no mercado consumidor pelos aspectos tradicionais”, destaca a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee.
- Certificação vai abrir mais mercados para algodão brasileiro
- Animais morrem por descarga elétrica no PR
O prêmio será dividido em duas categorias: cachaça branca e amarela, levando em consideração o processo de produção sem e com madeira, respectivamente. Serão realizadas três etapas de seleção, com avaliação de júri técnico, júri popular e história do produto.
Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão suas cachaças reconhecidas e obterão o Selo de Participação no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022. O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
- Mudanças climáticas bruscas: será que a La Niña tem culpa nisso?
- Estudo visa auxiliar produtores na exportação de maçã
A cachaça é patrimônio histórico e cultural do Brasil e possui Selo de Indicação Geográfica, estabelecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo dados do Anuário da Cachaça de 2021 do Mapa, o número de registros de marcas de cachaças aumentou 18,5% em 2020, totalizando 4.743 marcas do produto. Os Estados com maior número de estabelecimentos registrados são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
As inscrições e os regulamentos estão nos links:
Regulamento do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique
Inscrições | Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique
É preciso enviar o Certificado de Registro do MAPA e a sua Declaração de Produção Anual 2021 ou Declaração de Produção Parcial 2022 para o seguinte e-mail: c.agricola@cna.org.br.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com CNA)
Foto: Diário do Comércio