Poda correta faz toda diferença nos resultados da fruticultura

Compartilhar

#souagro| Aprender a maneira e o tempo certo da poda em diversas árvores frutíferas – esse é o principal objetivo do curso “Fruticultura Básica – Podas”, oferecido pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba em parceria com o SENAR-SP. O curso de dois dias aconteceu no Haras Tarumã, no bairro do Mandú.

Bastante prático, o curso é realizado quase que 100% diretamente com as plantas e árvores. “Temos uma aula teórica sobre fisiologia da planta, para que a poda não seja feita mecanicamente, mas grande parte do aprendizado é prático”, explica Silvana Catarina Sales Bueno, instrutora do SENAR-SP. Ela ressalta que cada participante traz suas ferramentas para aprender a manuseá-las. “A partir daí o aluno já aplica o que assimilou, realizando a poda nas árvores”, comenta.

 

De acordo com a instrutora, durante o curso os participantes também estudam os diversos tipos de podas, quando e de que forma elas devem acontecer. “Realizada de forma correta, são de extrema importância para a qualidade dos frutos que as árvores irão produzir. O excesso de folhas e galhos atrapalham o desenvolvimento das espécies”, explica.

“O curso foi de grande valia para mim. Já cheguei a perder produção por fazer uma poda de forma incorreta e no período que não devia. É muito bom quando os cursos acontecem aqui, pois, aprendo sem sair de casa, melhorando a minha produtividade”, comenta Domingos Sávio Sacramento da Silva, produtor rural e proprietário do haras onde aconteceram as aulas.

 

O produtor Aldo Barreto Nogueira, também aprovou o curso. “É bastante prático, mas oferece também muito conhecimento teórico. Tudo que aprendemos conseguimos reproduzir em nossos pomares”, salienta. Durante o curso os participantes realizaram podas em diversas espécies, como pytaia, uva, pêssego, figo, amora, goiaba, mangueira e citrus. “Foi muito interessante realizar o curso nessa propriedade que tem tanta diversidade de espécies, assim foi possível aos participantes aprender, fazendo a poda em cada uma delas”, conclui.

(Fonte e foto: Senar)

 

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.