Foto: Pepe Mateos.

Planejamento tem objetivo de prevenir incêndios em pastagens

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Pepe Mateos.

#souagro| Um planejamento feito pela Embrapa tem objetivo de prevenir incêndios em pastagens. Trata-se do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

O período de estiagem vai até outubro e o risco de incêndios nesta época é sempre elevado.

 

O documento apresenta os procedimentos de resposta a situações emergenciais com potencial de causar queimadas tanto dentro quanto fora dos limites da instituição. Além disso, define as atribuições e responsabilidades para otimizar o pronto atendimento às emergências, por meio de ações rápidas e seguras, com o objetivo de minimizar os danos às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente.

Após o incêndio que atingiu a fazenda em setembro de 2021 e queimou mais de 900 hectares da área, incluindo pastagem e reserva florestal, a gestão do centro de pesquisa incorporou uma série de medidas mais rigorosas.

 

Por conta disso, todo ano a Embrapa Pecuária Sudeste faz a manutenção dos aceiros, localizados em torno de todo o perímetro da fazenda, ao redor das áreas de conservação e ao longo de áreas de pastagens. Os aceiros são inspecionados periodicamente e mantidos com no mínimo 15 metros de largura. A empresa possui Brigada de Incêndio própria, mantendo os brigadistas atualizados. O último treinamento foi organizado em novembro e o próximo já está agendado.

É realizado mapeamento de áreas de risco para incêndios. A partir de estações meteorológicas, um banco de informações com gráficos e mapas de regime de chuvas identificam os períodos com restrição hídrica, que constituem as épocas de maior risco de incêndios.

 

No decorrer de 2021 e 2022, foram organizadas campanhas internas de sensibilização e de mobilização de voluntários. Também foram adquiridos novos equipamentos, abertos mais aceiros e instaladas câmeras de monitoramento nas imediações da estrada vicinal que dá acesso à empresa.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas