Piscicultores recebem curso de assistência técnica no Sudoeste do PR
#souagro| Piscicultores de Pato Bragado, Sudoeste do Paraná, iniciaram nesta semana o 2º Módulo do Curso de Piscicultura Bragadense. A profissionalização é promovida pela Secretaria de Agricultura do Município e pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
O desenvolvimento do projeto ocorre por meio de convênio de Cooperação Técnica e Científica com o curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Campus de Toledo.
- Mais de R$ 33 bilhões foram disponibilizados no primeiro mês do Plano Safra 2022/23
- Oeste do Paraná terá 1° encontro de tratores CBT
No módulo inicial foi frisada a “Importância da produção voltada à indústria e seu planejamento”. Os produtores também aprenderam as seguintes abordagens: Piscicultura no Oeste do Paraná, definições da aquicultura, responsabilidade técnica e atuação profissional, principais marcos legais e problemas ambientais atuais, normas e procedimentos para realizar o licenciamento ambiental.
O curso contempla oito módulos, com término previsto no primeiro semestre de 2023. Pelo convênio também é prestada assistência técnica especializada nas propriedades.
- O que esperar para as lavouras de trigo se a geada vier?
- Tecnologia e novidades para produção leiteira estão no foco do Agroleite
As orientações são práticas e englobam a aferição do PH e temperatura da água, mapeamento, abertura de peixes para verificação de doenças, pesagem e como está a alimentação, além do esclarecimento de dúvidas referentes a quantidade de peixes no reservatório, peso, elaborada tabela para trato do animal, como lidar com as doenças e outros assuntos de interesse dos piscicultores para otimizar a produção.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)