Mapa pede sugestão de ações de prevenção de doenças em cavalos
#souagro| O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pede sugestão de ações para prevenção de doenças em cavalos e equinos em geral. É uma consulta pública, pelo prazo de 45 dias, que aprovam as diretrizes e definem as competências para a prevenção, o controle e a erradicação do mormo e da anemia infecciosa equina, no âmbito do PNSE (Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos).
As propostas apresentadas buscam melhorar a efetividade do PNSE, dando mais autonomia na condução do programa para os órgãos executores de sanidade agropecuária dos Estados ou do Distrito Federal na definição de diretrizes, estratégias e orientações para a prevenção e o controle da anemia e para a prevenção, controle e erradicação do mormo em seus territórios.
- Evento debate desafios do agro para próxima safra
- Exportação de material genético avícola cresce quase 15%
As propostas também destacam as ações de educação, conscientização e comunicação de risco em saúde animal, a necessidade da utilização dos indicadores de desempenho dos componentes do sistema de vigilância e a definição clara das metas e resultados esperados. Além disso, busca modernizar os procedimentos de coibição de fraudes, por meio da utilização de recursos tecnológicos modernos de identificação animal e do material biológico coletado.
As medidas a serem adotadas compreendem controles estritos em aglomerações, implementação de sistemas de identificação e rastreabilidade animal associado à sistemas de vigilância epidemiológica robustos, seguidos de intervenção imediata quando da detecção de casos e acompanhamento do saneamento de todos os focos da doença e seus vínculos pelos serviços veterinários,.
- Agronegócio e inovação: uma união de ótimos resultados
- Boa notícia! BNDES retoma financiamentos do Plano Safra; saiba em quais linhas
As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do link: https://sistemasweb.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)
Foto: Mapa