“Enfrentamos desafios na avicultura e suinocultura, mas vamos superá-los”, diz ministro
#souagro| O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou a importância dos agricultores brasileiros na garantia da segurança alimentar para o Brasil e o mundo. O discurso foi durante a abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), em São Paulo.
“Hoje o produtor rural é tratado com o respeito que é devido a quem faz do Brasil uma potência agrícola que abastece mais de 200 mercados no mundo com produtos sustentáveis, saudáveis e de qualidade”, disse, lembrando que os produtores rurais brasileiros não pararam de produzir um único dia, nem nos momentos mais críticos da pandemia.
- Dezenas de garrafas com vinho ilegal são apreendidas no Paraná
- Vendaval derruba telhado de cooperativa e deixa destruição em áreas rurais do MS
Para o ministro, o evento é uma mostra de que o agro brasileiro vai cumprir seu papel e garantir a segurança alimentar da população em todos os continentes. “Enfrentamos desafios na avicultura e na suinocultura, mas temos capacidade e vamos superá-los”.
Durante o evento, o ministro entregou uma homenagem à diretora de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Ana Lúcia Viana. “Seu trabalho comprometido à frente do departamento foi fundamental para que o Brasil tenha sua sanidade reconhecida mundialmente”, ressaltou Montes.
- Conab começa novo levantamento da safra de café
- Agricultoras participam de curso para aprimorar atividade produtiva
Promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o evento acontece até a próxima quinta-feira (11), no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). A edição 2022 do salão contará com a adesão de mais de 200 empresas e organizações. A abertura do evento também contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão, e do presidente da ABPA, Ricardo Santin.
AUXÍLIO PARA PRODUTORES
Marcos Montes também acompanhou o início do pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 600. O programa teve a inclusão de mais 2,2 milhões de famílias, totalizando 20,2 milhões de famílias atendidas.
Entre os benefícios está o Auxílio Inclusão Produtividade Rural, que será pago em parcelas mensais de R$ 200 a famílias atendidas pelo Programa Auxílio Brasil que possuam em sua composição agricultores familiares. A comprovação de enquadramento como agricultor familiar ocorrerá pela Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O benefício será concedido a cidadãos que vivam na zona rural em razão de extrema vulnerabilidade, sem condições financeiras de investir em pequenas produções.
(Foto: Mapa)