Conheça o pequi sem espinho que após 25 anos de pesquisa começa a ser vendido

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Já imaginou comer pequi sem se preocupar com os espinhos? Esse é um sonho antigo dos que amam a iguaria e que será possível após pesquisa da Embrapa junto a Emater de Goiás.

A pesquisa, que durou um total de 25 anos, descobriu a espécie de pequi sem espinhos por meio de um produtor do Mato Grosso, que encontrou um pequizeiro que produzia a fruta com a variedade genética e informou a Emater, para que produzissem réplicas da planta.

 

A engenheira agrônoma na Emater e responsável pela pesquisa, Elainy Botelho, garante que, além do sabor ser quase idêntico ao que já conhecemos, o pequi sem espinhos não apresenta perigos para quem vai consumir.

“Uma importância muito grande e a manutenção desse tipo de genótipo, desse tipo de material. Porque era uma planta única na natureza que poderia morrer por um fogo, uma troca, por um raio é nos perdermos esse material, então ela foi multiplicada. Então a segunda vantagem é que um pequi sem espinhos, ele permite que crianças, idosos, estrangeiros comam esse pequi e até mesmo nos comemos mais despreocupadamente.”

 

Após autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, concedida este ano, as mudas de pequi sem espinhos serão lançadas para comercialização. Já em novembro poderão ser adquiridas e levam em média cerca de quatro anos para começarem a dar frutos. Das 5 mil mudas colocadas à venda, 2400 serão reservadas para agricultores familiares e viveiristas.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Agência Brasil)

 Foto: Ênio Tavares

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas