queijo

Conheça o paranaense que recebeu prêmio de melhor queijo artesanal do Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
queijo

#souagro| Em apenas um ano produzindo um queijo especial, o produtor rural Sander Verburg de Arapoti, no Paraná, ganhou o prêmio de melhor queijo artesanal do País do concurso CNA Brasil Artesanal 2022. Uma conquista que enche a família de orgulho.

Em visita a Brasília, a jornalista e idealizadora do portal Sou Agro conversou com Sander para saber um pouco mais dessa produção especial que rendeu o topo do pódio de uma premiação tão importante para o setor. “Eu comecei a fazer queijo o ano passado, eu morava há dez anos na Holanda, daí voltei pra cá pra ajudar minha mãe. A minha irmã já fazia queijo há uns dez anos e resolveu expandir os negócios dois anos pra trás. E aí a gente participou do concurso aqui do CNA e acabamos sendo premiados”, disse o produtor.

 

VEJA O VÍDEO: 

O produtor foi o campeão dos campões com o queijo Cornélia maturado e recebeu uma desnatadeira. A entrega aconteceu durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília e foi feita pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Não temos desnatadeira, vai ser uma inovação na queijaria, vai aumentar o leque de produtos que podemos oferecer e dar uma alavancada no negócio”, afirmou Sander.

 

 

O queijo Cornélia maturado foi escolhido durante uma degustação na sede da CNA com a presença de diversas autoridades entre embaixadores, parlamentares e representantes do governo, que votaram sem ter acesso às informações do produto e do produtor.

Verburg produz queijos em Arapoti ao lado da família seguindo uma receita da sua avó holandesa que passou de geração em geração. O queijo Cornélia também venceu em primeiro lugar nas categorias artesanais com 30 a 180 dias de maturação e artesanais aromatizados e/ou condimentados.

“A indústria é bem familiar, eu faço o queijo, a minha esposa é a maturadora  e a minha mãe ajuda também a virar os queijos e assim todo mundo ajuda. Minha irmã por sinal cuida das vacas, cuida de toda a parte de qualidade”, disse Sander.

 

O produtor participou da feira de produtos artesanais promovida durante o encontro do agro e ressaltou que os queijos acabaram rapidamente.

“Vendemos tudo que trouxemos em meio período. A busca está bastante grande, estamos pegando contatos e marcando os pedidos. Testamos o envio pelos Correios e está dando certo, estamos entregando em todo o Brasil”, disse.

A família da queijaria Cornélia faz vendas para todo Brasil, para conhecer os queijos é só clicar AQUI.

(Texto: Débora Damasceno/Sou Agro – Vídeo: Sirlei Benetti)

(Foto: Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas