Ministro reforça importância do Brasil na segurança alimentar

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, ressaltou nesta quinta-feira (11) o importante papel do Brasil na garantia da segurança alimentar mundial.

“Há um apelo do mundo para que o Brasil continue produzindo grãos, carne. Fazendo com que o Brasil seja um player responsável pelo abastecimento interno e por socorrer o mundo, principalmente aqueles que vivem momento difícil de insegurança alimentar”, disse, ao visitar a 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

 

Em julho, as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram o valor recorde de US$ 14,28 bilhões para o mês. O destaque foi o aumento do volume exportado de milho, superando mais de 2 milhões de toneladas em termos absolutos. Outros destaques foram os produtos do complexo soja (grãos, farelo e óleo) e a carne bovina e de frango.

Montes lembrou ainda que o setor não parou de produzir durante a pandemia e que tem contribuído para a recuperação econômica e para a segurança alimentar.

Nesta quinta-feira, o ministro reuniu-se também com os servidores da Superintendência Federal de Agricultura em Goiás, em Goiânia, ao lado do superintendente José Eduardo de França.

O ministro destacou o trabalho da superintendência na defesa agropecuária, no fomento à agricultura familiar, no apoio ao cooperativismo e no escoamento da produção local. Em Goiás, a estimativa é de produção de 28,1 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, avanço de 14,2% em comparação ao ciclo anterior. O estado deverá responder por 10,3% da produção total de grãos do país na safra 2021/2022.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas