Foto: Envato/Sou Agro

Baixa procura pela carne reflete na queda dos preços

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Envato/Sou Agro

#souagro| A baixa procura pela carne bovina refletiu na queda dos preços do produto. O preço médio da carcaça casada negociada no mercado atacadista de São Paulo está em R$ 20,20 o quilo na parcial contabilizada até 9 de agosto.

Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançado de Economia Aplicada) da USP (Universidade Estadual de São Paulo).

 

Essa média é 2,13% inferior à de julho deste ano e 7,74% abaixo da de agosto do ano passado e, também, a menor, em termos reais, desde outubro de 2019, quando esteve em R$ 17,95 o quilo. Segundo pesquisadores do Cepea, a oferta de animais para abate seguiu baixa ao longo deste ano e as exportações, aquecidas.

Para os pesquisadores, o cenário de desvalorização da carne está atrelado ao baixo consumo da proteína bovina no mercado brasileiro, sobretudo em decorrência da elevada inflação.

 

No acumulado deste ano, de dezembro de 2021 e a parcial de agosto de 20222, a carcaça casada bovina registra desvalorização de 8,31%, em termos reais.

 

Suíno vivo

Já as cotações de carne suína registraram aumento neste início de agosto. A intensificação das compras de novos lotes de animais para abate por parte dos frigoríficos, devido a maior demanda doméstica, e a oferta mais controlada têm impulsionado os valores. Quanto ao animal vivo, as vendas estão boas devido ao recebimento dos salários, o que pode se manter nos próximos dias. Em relação à carne, agentes do setor reajustaram seus preços para seguir a tendência do vivo, mas continuam cautelosos no repasse ao atacado, para que o mercado consiga absorver as valorizações.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Fonte: Cepea

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas