Veja os fatores que contribuem na secagem de semente de soja

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| São diversos os fatores que contribuem para a secagem da semente da soja. E esse processo garante melhor qualidade e produtividade. Há ações no processo que interferem nas características do produto final.

A secagem de sementes é diferente da secagem de grãos. A semente precisar estar no máximo da qualidade fisiológica para germinar depois. A perda é bastante alta e pode variar desde 30% a 50% que sai do campo à venda.

E para a secagem dessas sementes de soja são muitos os desafios ao longo do processo. Um deles é a temperatura e a umidade no processo de secagem. Manter a temperatura do ar estável dentro da câmara do secador é essencial para evitar danos térmicos no processo. A grande dificuldade é ter uma combinação correta de calor e de umidade no processo de secagem.

 

A tecnologia usada para esse processo também é bem importante e pode ser contínuo, que mantém as sementes em movimento; estacionário, que é insuflado por meio da massa de sementes paradas, e intermitente, que intercala períodos de entrada de ar quente na câmara com outros períodos de pausa.

O tempo entre a colheita e o início da secagem deve ser curto para garantir a qualidade e reduzir perdas. As sementes da soja são colhidas com umidade alta e o processo de secagem precisa ser rápido.

 

A qualificação da mão de obra também é essencial para que não haja decisões erradas. Também é muito importante a limpeza do secador antes de iniciar o processo. A semente de soja é comercializada por unidade e o comprador quer ter a segurança de que está levando o produto que efetivamente adquiriu.

Para isso, tecnologias ajudam a reduzir falhas no processo de secagem.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas