Safra recorde de milho vai normalizar estoques?

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro|A 2ª safra de milho no Paraná, prevista para ser recorde, deve normalizar os estoques nacionais do grão. No ano passado, neste mesmo período, a quebra foi gigantesca por causa da estiagem e das severas geadas.

Segundo boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), 20% das áreas plantadas de milho 2ª safra foram colhidas. O relatório foi divulgado na última terça-feira (12).

Apesar dos problemas, principalmente com a cigarrinha, o Paraná mantém a estimativa de safra recorde neste ano. Segundo o Deral, o Estado fechou junho com estimativa de pequena redução na produção de milho segunda safra 2021/22. A projeção é que serão produzidos pouco mais de 36,2 milhões de toneladas contra 36,8 milhões de toneladas previstas em maio. Mesmo com a pequena redução, trata-se de uma safra recorde. A área de plantio é de quase 10,9 milhões de hectares.

 

A previsão subjetiva da safra apresentada pelo Deral aponta que a produção de milho nesta segunda safra deve ficar em torno de 15,4 milhões de toneladas. É uma redução de 700 mil toneladas em relação à projeção inicial de 16,1 milhões de toneladas. Mas será 170% superior ao colhido na safra anterior, muito afetada pelas condições climáticas adversas, e que ficou em 5,7 milhões de toneladas.

“Tivemos frustrações nas safras anteriores. Agora estamos com uma safra excepcional, com produtividade que pode ser 20% acima do esperado, o que movimenta todo o agronegócio e toda a economia do Estado. Somos grandes produtores de carne e de leite e temos a garantia de que teremos alimentação para os nossos plantéis que virá do milho daqui mesmo, do Paraná”, avalia o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Mesmo com a safra recorde, os preços do milho devem se manter equilibrados. “Temos um equilíbrio do preço do mercado e do mercado externo e isso deve fazer com que não haja muita variação”, relata.

 

O presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná) Irineo da Costa também considera que a safra recorde vai compensar os estoques da safra anterior e, com isso, o custo com ração para manutenção dos animais será mais equilibrado. “Caso contrário, o custo de produção da carne seria ainda maior. A excelente safra de milho que está sendo colhida no Estado ajuda a capitalizar o produtor de grãos e isso traz benefícios para todos os segmentos de logística”.

Confira as entrevistas completas:

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Foto: Jota Jota Gestão Agronômica

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas