ESPECIAIS

Oeste do Paraná vai ganhar unidade de pesquisa e inovação da Embrapa

Compartilhar

#souagro| Uma boa notícia para comemoração do agronegócio no Oeste do Paraná: Toledo vai ter uma unidade mista de pesquisa e inovação da Embrapa. A confirmação veio após uma comitiva ir até Brasília visitar a unidade da Embrapa.

O presidente do Programa Oeste em desenvolvimento, Rainer Zielasko esteve presente no anúncio e comemorou a conquista: “Um dia muito especial que vai ficar marcado na história porque nós tivemos a possibilidade de participar juntamente com uma comitiva a visita a Embrapa onde fomos recepcionados pelo presidente o senhor Celso Moretti e que lá junto de todos, foi anunciada a instalação de uma unidade mista de pesquisa e inovação para o Oeste do Paraná a ser instalada no Biopark de Toledo”, detalhou.

 

ASSISTA O VÍDEO:

 

Essa nova unidade deve ajudar ainda mais no desenvolvimento do Oeste, com o centro de pesquisas as atividades que já são destaque em produção terão ainda mais oportunidades de inovação nos setores.

“Isso é um avanço muito grande, nós tivemos a oportunidade de colocar ao presidente de que o Oeste do Paraná com apenas 11% da população, é responsável pela produção de 66% dos
suínos paranaenses, 70% das aves e 80% dos peixes. Então uma unidade de pesquisa vindo para cá vai contribuir ainda mais para a consolidação dessas cadeias produtivas
também avançar na produtividade de grãos onde a Embrapa, essa empresa que tem um nome reconhecido no Brasil e no mundo, um grande órgão de pesquisa e que contribui muito com o agronegócio brasileiro”, disse Rainer.

 

Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti essa é uma conquista histórica para a cidade: “Foi uma reunião histórica que nós produzimos em todo o seu contexto a fala do presidente de que Toledo terá uma sede da Embrapa dentro da perspectiva inova e conectada com ambientes que eles também buscaram na França de constituir os territórios unidades de pesquisa e inovação. Essa perspectiva é que nós vamos ter aqui em Toledo, a Embrapa vem pra Toledo numa composição de forças para que a gente possa discutir genética, pesquisas, solução para carcaças, desenvolvimento de novas tecnologias e naturalmente que aqui temos um ambiente que é um laboratório a céu aberto”

Sobre a instalação, a expectativa é positiva, com previsão de que a entrega aconteça ainda em 2022.

“A partir de agora passa-se as partes operacionais para implantação dessa unidade e que certamente já ainda nesse ano poderá ser inaugurada e dessa forma vem aí um grande apoio para todos os nossos produtores rurais pra toda consolidação dessa cadeia produtiva com essa parceria com o melhor órgão de pesquisa brasileiro a nossa querida Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária grande conquista para Oeste, mais um passo dado para a solução de gargalos e é dessa forma que nós do programa Oeste em Desenvolvimento trabalhamos, sempre junto com as forças produtivas, com o poder público na busca de conquistas que venham melhorar o nosso crescimento, o nosso desenvolvimento e principalmente a competitividade dos nossos negócios.
Muito feliz de estarmos juntos e mais uma grande conquista para o Oeste do Paraná”, finalizou Rainer.

 

“A Embrapa é importante aqui, assim como outras tantas instituições. Embrapa e Toledo agora e para o futuro certamente nós vamos ter muita coisa boa na perspectiva da ciência e da pesquisa e da inovação. A Embrapa será no BioPark nós como município temos áreas institucionais e áreas que possam ser repassadas e não vamos medir esforços para que a Embrapa venha, se estabeleça e cresça com Toledo, mas especialmente com a região oeste e com o Paraná. Então, portanto, suínos e aves, Embrapa estará aqui nessa unidade de pesquisa e inovação e suínos e também a Embrapa Peixes nesse espaço. Muito importante o que conquistamos, mas isso a gente compartilha essa alegria na perspectiva de melhorar o Brasil a partir do território local e regional”, finalizou Beto Lunitti.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

(Foto: reprodução Instagram)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.