soja

Menor exportação à China resulta em queda no preço da soja

Débora Damasceno
Débora Damasceno
soja

#souagro|  Com menor procura da China pela soja brasileira, o preço do grão caiu nos últimos dias. E não só no Brasil como também nos Estados Unidos.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada), em boletim publicado nesta segunda-feira (25), a desvalorização doméstica da soja esteve atrelada à menor demanda externa, sobretudo da China, ao enfraquecimento da procura por parte de indústrias internas e à queda dos prêmios de exportação.

No caso da demanda interna, representantes de esmagadoras indicam que adquiriram maiores lotes do grão na primeira quinzena de julho, sem necessidade de realizar novas aquisições na última semana.

 

Além disso, esses compradores estão atentos à menor demanda externa. No primeiro semestre de 2022, o Brasil embarcou 53,07 milhões de toneladas de soja, a menor quantidade para o período desde 2019.

O recuo na exportação brasileira, por sua vez, se deve à diminuição dos embarques à China e aos Países Baixos, como Holanda, que registraram respectivas quedas de 11,53% e de 19,8% no comparativo entre os primeiros semestres de 2021 e de 2022.

 

No spot nacional, de 15 a 22 de julho, os Indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) e CEPEA/ESALQ – Paraná da oleaginosa caíram 2,7% e 2,3%, com respectivos fechamentos de R$ 185,06/sc e de R$ 179,28/sc de 60 kg

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Cepea)

Fonte: Cepea

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas