amassamento

Diminuir o amassamento de plantas pode gerar menor custo de produção nas lavouras

Débora Damasceno
Débora Damasceno
amassamento

#souagro| Já pensou evitar perdas causadas pelo amassamento de plantas durante a pulverização? É justamente essa ideia de um projeto que vem sendo desenvolvido há dois anos no Oeste do Paraná.

Com máquinas cada vez mais pesadas e maiores, isso fica concentrado em pequenas áreas do solo, o que causa compactação e perdas de áreas e é justamente isso que o projeto quer evitar: “Esse projeto surgiu da necessidade que nós temos hoje de melhorar um pouco mais a eficiência do uso das máquinas. Como professor e pesquisador eu vejo nas lavouras muito amassamento de plantas e com a tecnologia que as máquinas dispõe, a gente pode usufruir melhor dessa tecnologia principalmente nas máquinas. Então um dos objetivos desse projeto é justamente isso, verificar qual o menor sentido de pulverização para que a gente tenha um menor amassamento possível das plantas e com isso a gente consegue ter um menor custo de produção e por consequência tornar a atividade um pouco mais sustentável”, detalha Gilvan Bertoldo, professor desenvolvedor do projeto no curso de Agronomia da UTFPR, campus Santa Helena.

 

VEJA O VÍDEO:

 

Uma ferramenta para aumentar e eficiência das máquinas no campo é o uso do tráfego controlado. O projeto busca encontrar dados científicos em áreas com tráfego controlado de máquinas que mostrem o benefício de programar antecipadamente as linhas de tráfego e desta forma melhorar a eficiência das pulverizações.

 

“A gente pretende publicar artigo científico internacional para pra ter um impacto maior. Mas além disso, a gente sabe que artigo muitas vezes não chega ao usuário final então a gente pretende também divulgar em dias de campo, palestras. Essas tecnologias conciliando mecanização agrícola com a agricultura de precisão. A pesquisa ela tem que surgir de um problema e de fato existe esse problema, mas os resultados precisam de fato serem usufruídos pelo usuário final que é o produtor. Então é esse o objetivo também que seja útil esse resultado”, explica o professor.

A comparação dos sentidos de pulverização estão sendo feitas nas culturas de soja e milho em quatro sentidos (diagonal, sobre a linha de plantas, sem cultivo de plantas e testemunha) com quatro repetições. A coleta dos dados será realizada em quatro blocos de 5 metros. As variáveis analisadas serão produtividade, número de legumes e espigas, peso de mil sementes e incidência de doenças.

A partir dos dados, espera-se encontrar resultados que permitam a escolha do melhor sentido de pulverização que proporcionem maior rendimento operacional, eficiência e produtividade.

(Débora Damasceno/Sou Agro com dados UFPR)

 

(Foto: Assessoria)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas