ESPECIAIS

Conheça a empresária da tilápia que mira o livro dos recordes

Compartilhar

#souagro|  O Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil, atividade que cresce a olhos vistos, agregando renda e qualidade de vida a diversas famílias do Estado. Na ponta do consumo, a introdução do peixe no cardápio é sinônimo de alimentação mais saudável. Mas como esse processo ainda está caminhando, muitos consumidores não conhecem todas as possibilidades do pescado dentro da cozinha.

Mirando nisso, a empresária Marilaine Del Pintor Sanches, da empresa Piscicultura Piracema, com sede em Maringá, idealizou um manual de receitas da tilápia, que já chegou à segunda edição, conquistando apreciadores do pescado no Brasil, Estados Unidos, Chile, Portugal e Espanha. A empresa conta com 52 tanques na unidade de reprodução, 26 tanques para engorda e larvicultura, laboratório com aquários de reprodução, incubadoras para ovos e larvas, sistema de aquecimento e controle de água, caixas para depuração de alevinos e posto de comercialização de alevinos.

Farmacêutica de formação, Marilaine vendeu sua farmácia há quatro anos e foi trabalhar com o marido na empresa Piracema, que atua em toda cadeia do pescado, desde a produção de alevinos até a filetagem dos peixes adultos. O livro é mais uma forma de fomentar a produção da Piscicultura Piracema, criada em 1996, e que atende mais de 1,2 mil clientes nos Estados do Paraná e São Paulo.

 

“Como passei a ter filé fresco dentro da minha casa todos os dias, e eu adoro cozinhar, comecei a fazer os pratos, tirar foto e postar na internet. As pessoas viam e pediam a receita. Então eu escrevia e mandava para o cliente. Aí começamos a digitar e imprimir as receitas e quando fui ver já tinha 28. Então veio a ideia do livro de receitas, lançado ano passado”, conta a sócia-proprietária da empresa Piracema e autora do livro “O nosso peixe de cada dia”.

Na sua segunda edição, a publicação saltou de 28 para 62 receitas de tilápia, todas criadas pela Marilaine e testadas junto a seus familiares e colaboradores da empresa. Os pratos vão desde receitas simples, como “Filé de Tilápia a Grega”, até outras mais ousadas, como o “Filé de Tilápia a Wellington da Marilaine” (uma versão do prato clássico da culinária britânica feito com tilápia), charutinho, hamburguer, taco e até yakissoba feitos com o peixe (confira algumas receitas no endereço: facebook.com/pisciculturapiracema/).

“Eu via que as pessoas faziam a tilápia sempre do mesmo jeito. O objetivo do livro é justamente divulgar o produto e ensinar o povo a usar o peixe. São coisas práticas que qualquer pessoa pode fazer e colocar na mesa, sem complicação”, garante a autora.

 

Para o futuro, Marilaine deseja figurar no livro dos recordes. Para isso ela já está se informando como entrar no Guinness Book com o livro com o maior número de receitas com tilápia do mundo. “Criatividade, intuição e paladar não me faltam”, afirma a autora, que já tem na manga mais receitas novas para a próxima edição.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Assessoria)

Fonte: André Amorim – Sistema Faep

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.