Dia do Chocolate: conheça regiões produtoras do cacau

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| É difícil quem não gosta de chocolate. Hoje é Dia Mundial do Chocolate e o Brasil é o 7º produtor de cacau, principal matéria-prima desta delícia. O país também ocupa a 7ª posição entre os maiores exportadores do produto e seus derivados.

A Bahia e o Pará são os estados que lideram a produção de cacau no País. Em 2021, o Brasil exportou 33.521 toneladas de chocolates e quase 55 mil toneladas de derivados do cacau, segundo a AIPC (Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau).

A Argentina é o destino principal das exportações, seguida pelos Estados Unidos e pelo Chile. Já a exportação de amêndoas de cacau foi de 576 toneladas em 2021 e a expectativa é aumentar para 655 toneladas em 2022.

 

Sobre o Cacau

O Theobroma cacao é uma árvore frutífera, nativa da América Central e da América do Sul, originária de regiões de floresta pluviais da América Tropical e que produz o cacau. Na região Sudeste da Bahia, a cultura do cacau apresentou bons resultados já no fim do século XIX. A lavoura cacaueira se tornou o principal braço da economia para a região.

Além da importância econômica, o cacau tem um grande valor ecológico. O cacaueiro tem folhas longas que nascem avermelhadas e logo ficam de uma cor verde intensa. As folhas medem até 30 centímetros. Os frutos também podem medir até 30 centímetros de comprimento.

 

Dentro do fruto, são encontradas de 20 a 50 sementes recobertas por uma polpa branca e adocicada. A flor do cacau tem cinco pétalas e é polinizada por pequenos insetos ao longo de todo o ano.

Entre a polinização e o amadurecimento do fruto, o tempo é de 180 dias e a colheita do cacau ocorre duas vezes ao ano. A safra principal do produto é de outubro a dezembro. O cacaueiro é uma árvore extremamente generosa e mantém o equilíbrio ecológico da lavoura.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

Foto: Pixbay

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas