Dia do Agricultor: paixão pelo Agro que ultrapassa gerações

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Nesta quinta-feira (28) é comemorado o Dia do Agricultor. E nada melhor que contar uma história de paixão pelo agro que ultrapassa gerações na Série Histórias do Campo.

Nós, do Portal Sou Agro, fomos conhecer a família Kaufert. Os pais, Carmem e Willi vivem no campo, na cidade de Nova Santa Rosa, Oeste do Paraná. É da roça que tiram seu sustento. A agricultura é o negócio do casal. E não poderia ser diferente: a paixão de ser agricultor passou para os filhos.

 

Vivian é a filha do meio e logo que terminou o ensino fundamental quis estudar num colégio agrícola. Depois, o caminho seguiu: hoje ela cursa Agronomia em Palotina, cidade também do Oeste do estado e precisou morar lá para seguir seus estudos.

“Eu cresci aqui no sítio e quando comecei a faculdade fui morar em Palotina. Depois, com a pandemia, as aulas pararam e voltei para a casa dos meus pais. Quando a faculdade voltou, começou a ficar muito corrido, então me mudei para lá novamente. O desafio é sempre conciliar tudo, já que eu sempre venho pra roça para ajudar meus pais”, conta.

 

Assim que o irmão mais novo, Wesley, fizer 18 anos, a intenção é dividir os trabalhos da família para uma futura sucessão familiar. “Hoje trabalhamos com piscicultura, uma área de lavoura e também fornecemos serviço de maquinário para os vizinhos. Pretendo investir mais na produção de hortifrutis orgânicos, que têm um valor agregado maior, para ganhar mais na mesma área produzida”, comenta Vivian.

Apesar da saudade, os pais, que se assustaram um pouco com a filha morando em outra cidade ficaram felizes de saber que o trabalho terá continuidade. “Ser agricultor é uma profissão que a gente já tem e ela vê aqui na prática como funciona. Em época de colheita, ela ajuda, ela acompanha. E muitas coisas ela não vai ver na faculdade”, afirma o pai.

 

Com os desafios da lavoura, a educação financeira também é muito importante. “Tivemos prejuízos nas últimas safras de grãos, por conta do tempo. E a gente se vê sem ter como dar conta de pagar tudo. É preciso muita calma e entendimento pra resolver e vencer esses desafios”, ressalta Vivian.

Confira a reportagem completa:

(Texto: Tatiane Bertolino/Sou Agro – Reportagem de vídeo: Sirlei Benetti/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas