Chuvas e geadas podem reduzir produtividade do milho

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| O inverno pode trazer surpresas desagradáveis aos produtores de milho. Chuvas mal distribuídas durante o ciclo do milho segunda safra e geadas suscetíveis, além de baixa luminosidade característica do período: estes são fatores que podem reduzir a produtividade de lavouras no Estado.

A informação é da agrometeorologista Heverly Morais, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater). Segundo ele, apesar dos problemas que podem ser enfrentados pela lavoura de milho por conta do inverno, as lavouras de trigo, as de triticale, as de aveia e as de cevada não devem enfrentar dificuldades. “A não ser que essas geadas ocorram nas fases de florescimento e de espigamento”, explica.

O frio chegou forte durante o outono e este inverno deve se caracterizar pela chegada de massas de ar gelado que vêm do Polo Sul, além de chuvas abaixo da média que vão causar períodos de estiagem no Estado.

 

Segundo o IDR, os modelos climáticos indicam que o fenômeno La Niña vai permanecer em atividade, com intensidade de fraca a moderada.

“O La Niña se caracteriza pela diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico tropical central e oriental, o que influencia os padrões de chuva e temperatura de todo o planeta”, explica a agrometeorologista.

Alerta Geada

Em operação até setembro, o Alerta Geada é um serviço que publica diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no Estado.

 

Ele pode ser acompanhado no aplicativo Iapar Clima, que pode ser baixado gratuitamente pelo celular.

Além do boletim diário, um pré-alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência quando há aproximação de massas de ar frio com potencial para causar danos à agropecuária. Caso as condições persistam, novo aviso é expedido em até 24 horas antes da possível ocorrência do fenômeno.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias/IDR

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas