Conforto e bem-estar dos animais são sinônimo de produtividade.

Atenção nos cuidados pré-parto de vacas leiteiras

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Conforto e bem-estar dos animais são sinônimo de produtividade.

#souagro| O período pré-parto de vacas leiteiras é um momento bastante delicado para as vacas de leite. Neste período, as vacas leiteiras enfrentam mudanças e precisam de cuidados especiais.

De acordo com o especialista Thales Vechiato, médico veterinário e gerente de produtos para Grandes Animais da Syntec do Brasil, alguns pontos devem ter atenção redobrada nos dias que antecedem o parto e também no momento da parição. “É necessário ter um ambiente limpo e confortável nos últimos dias de gestação, além de dieta balanceada e piquete de maternidade em boas condições para o parto. Tomar esses cuidados não apenas preserva a saúde da vaca como garante bons resultados para a fazenda, uma vez que faz com que o produtor aproveite ao máximo o potencial zootécnico do animal”.

Ele esclarece que durante duas a três semanas antes do parto, os produtores ministrem dieta equilibrada e rica em cálcio. “É preciso pensar corretamente na dieta das vacas no pré e no pós-parto, isso porque a alimentação interfere diretamente no bem-estar dos animais. As consequências do manejo inadequado nesse período podem ser extremamente prejudiciais para as crias e também para a vida reprodutiva das fêmeas”, afirma

Além de garantir bom parto, esses cuidados também auxiliam no resultado financeiro da fazenda. “Garantindo que a vaca tenha parto tranquilo, o produtor também ganha em saúde e boas lactações futuras, o que eleva o nível de produção e entrega, mantendo positiva a saúde econômica da propriedade”, finaliza.

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro com Assessoria)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas