Mulheres continuam ganhando cada vez mais destaque no agronegócio
#souagro| De Marechal Cândido Rondon para o mundo, essa é a vida de Helda Elaine, consultora, palestrante e mestre em Marketing e Comunicação Empresarial. Helda esteve em Cascavel para um evento especial dedicado as mulheres colaboradoras e cooperadas da Coopavel.
Helda destacou que o DNA da mulher é naturalmente cooperativista. Durante a palestra “Mulher, mãe e suas potencialidades: protagonismo e cooperatividade”, Helda citou características comuns ao público feminino e deu algumas dicas.
ASSISTA O VÍDEO:
- Nova ponte entre Brasil e Paraguai vai agilizar escoamento da produção
- Farelo de soja e milho são destaques na exportação
Organizado em lembrança ao Dia das Mães, que será oficialmente comemorado amanhã Dilvo afirmou: “Valorizem e estejam ao lado de suas mães sempre e o quanto puderem. É importante dizer e repetir o quanto você a ama e o quanto ela é especial para a sua vida”. O presidente destacou também o papel das mulheres cooperadas e das funcionárias da cooperativa (hoje elas são mais de três mil). “Elas compartilham o seu tempo e talento para fazer desse um dos movimentos mais pulsantes já criados”.
Vida é escolha
Para um público formado por mais de cem mulheres, de 28 municípios de influência da Coopavel, Helda afirmou que vida é escolha: “Suas escolhas e a forma de ver o mundo fazem toda a diferença”. As cooperativas, a partir do método que empregam, contribuem muito para as conquistas da mulher, que devido à sua versatilidade estão gradualmente compondo o melhor do que elas realmente podem ser e alcançar.
A cooperação, segundo Helda, é fundamental para a realização de sonhos. “Precisamos focar nas nossas forças e não nas nossas fraquezas”, afirmou a consultora com mais de 15 anos de atuação no mercado. Ao dizer que sempre é tempo de agir e realizar, a palestrante destacou que a mulher precisa se priorizar, porque só assim ela conseguirá projetar como ela será em maio de 2023 e perceber que está muito melhor do que em maio de 2020.
Gosto pela terra
O evento dedicado às mulheres abriu espaço também para o depoimento de uma cooperada. Andrea Morschbacher falou de sua trajetória familiar e como gestora rural. Natural de Porto Alegre (RS), ela é filha de uma mãe jornalista e de um pai odontólogo. Andrea se formou em Agronomia e em Advocacia. Convidada para trabalhar com a mãe, ela passou a responder pela tarde técnica da fazenda. Com a morte da mãe, ela assumiu também as responsabilidades administrativas. “São os desafios e aprendizados que nos fazem melhores, e estou muito feliz em me entregar a essa atividade tão importante. Devemos cultivar o espírito da cooperação”, afirmou Andrea.
(Débora Damasceno com Sirlei Benetti/Sou Agro e Coopavel)