geada

Geadas ainda ameaçam as lavouras

Débora Damasceno
Débora Damasceno
geada

#souagro| A semana está sendo marcada pelas baixas temperaturas, acompanhadas de geadas e até neve. Nesta quinta-feira (19) o clima começou a ficar um pouco mais quente, mas nada que tire o alerta sobre ocorrência de mais geadas em várias regiões do país.

Segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, esta sexta-feira (20) será um dos dias mais preocupantes da semana com relação a isso: “Talvez seja o dia mais perigoso. Nós temos condições de geada bem isoladamente onde pode chegar a 4, 7°C. Cuiabá pode chegar de 6 a 9°C. Condições de alguma geada na região do Jataí, em Goiás. Goiânia e Brasília pode ficar entre 3 e 6°C nessa sexta-feira. Geada mais significativa na parte sul de Minas, com temperaturas negativas, pontuais, também no serrado mineiro, na parte do café, Triângulo Mineiro. Na área do café também em São Paulo, região de Franca. No milho safrinha, nós podemos ter alguma chance de geada pontual assim como no Mato Grosso do Sul. Então alguns pontos de lavouras de milho em uma vai ter uma geada mais significativa, na outra mal tem vai ter que ter cuidado, torcer pra que a condição não seja tão ruim, mas tem condição de geada em pontos do do do milho no Paraná. Em Santa Catarina geada forte no Rio Grande do Sul também alguma soja, alguma lavoura de verão tardia nessa região norte e noroeste poderá ter geadas nessa manhã de sexta-feira”, detalha Coutinho.

ASSISTA O VÍDEO:

 

No sábado, a situação é a mesma: “Muito frio no Sul, geadas em várias áreas do Rio Grande, Santa Catarina, pontualmente no milho safrinha não dá pra descartar, principalmente no sul do Paraná geada mais forte. Em São Paulo também potencializada, isolada. Algumas áreas do café no sul de Minas e também no serrado bem pontualmente. No Mato Grosso já diminui frio, no Mato Grosso do Sul também e o frio avança na Bahia, surpreendendo, Tocantins, Palmas pode ficar abaixo de 14, 15°C . Hortas comerciais, frutas de clima tropical na região de São Paulo, Minas. Goiaba, mamão podem sofrer danos pontuais.

No domingo ainda continua frio, mas com menos intensidade: “Faz frio com geadas na parte leste do Paraná, na região eh de Santa Catarina, algumas áreas do Rio Grande do Sul, pouquíssima chance no Mato Grosso do Sul, pequena possibilidade na região de São Paulo, no sul de Minas, pouca chance do cerrado mineiro, pouquíssima chance e já diminui o frio, mas ainda dá uma ou outra geada perdida. E nos próximos  dias do final de maio, início de junho, continua indicando o avanço de outra massa de ar frio que pode trazer mais surpresas não muito boas”, finaliza Coutinho.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas