Geada é registrada em várias regiões do Brasil

Compartilhar

#souagro| O frio intenso e o ciclone estão perdendo força, mas as temperaturas ainda permanecem baixas em vários estados. Inclusive várias cidades registraram geada nesta quinta-feira (19).

No Rio Grande do Sul por exemplo, as mínimas chegaram a 3°C, bem mais quente que em dias anteriores, mesmo assim a geada foi registrada na Fronteira Oeste do estado. Em Uruguaiana, mesmo com temperatura acima de 7°C o fenômeno ocorreu.

Para as cidades gaúchas a previsão do tempo aponta que nesta quinta o tempo deve ficar aberto no interior, já nas regiões da faixa leste e da Serra, pode chover. No Norte há possibilidade de chuviscos. Nas demais áreas do estado, o tempo deve ser ensolarado, mas as temperaturas permanecem baixas.

geada
Geada em Uruguaiana nesta quinta-feira (19)  — Foto: Henrique Dihl/RBS TV

 

PARANÁ

Nesta manhã de quinta, nenhuma cidade do Paraná registrou temperaturas negativas. Sobre a questão das geadas, como já havíamos trazido aqui no Sou Agro, a presença de nebulosidade e a ocorrência de ventos ainda pode impedir a formação de geadas amplas sobre a maioria das regiões paranaenses. No entanto, não se descarta a possibilidade de alguns eventos no centro-sul do estado.

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina onde os últimos dias foram marcados pela chegada da neve, nesta quinta, o fenômeno deu uma trégua. As temperaturas ficaram abaixo de 5°C em muitas cidades. Em Urupema, cidade que registrou a primeira neve do ano, os termômetros marcaram 1,1°C. Bom Jardim da Serra, teve mínima de 1,2°C. Urubici e São Joaquim registraram 2,9°C e 3°C.

MATO GROSSO DO SUL

No Mato Grosso do Sul, na quarta-feira (18) a geada já havia dado as caras no estado. Nas lavouras, as folhas ficaram cobertas pelo gelo em Dourados, Bandeirantes  e Sidrolândia. Mas em nenhuma das cidades houve registro de temperaturas negativas. Nesta quinta-feira (19) também teve registro de geadas, e o alerta permanece para possibilidade do fenômeno voltar a ocorrer. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é de tempo firme e seco, com sol e poucas nuvens sobre o Estado.

geada
Geada em Sidrolândia – Foto: Paulo Stefanello

MATO GROSSO 

No Mato Grosso também teve geada, em Alto Taquari geou, a temperatura mínima registrada foi de 3°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa foi a cidade com a menor temperatura no estado.

GEADA
Alto Taquari Mato Grosso – Foto: Roberto Shwingel

BRASÍLIA

Até Brasília teve registro de geada nesta manhã. A cidade teve a menor temperatura desde 2000 na estação automática do INMET (Instituto Nacional de meteorologia). A mínima foi de 5,1°C com sensação térmica de -0,5°C.

Geada
Geada em Brasília nesta quinta (19) – Foto: Roberto Cardoso

MINAS GERAIS

Nada de geada em Minas Gerais, mas o frio chama bastante atenção. Nesta quinta, a capital Belo Horizonte bateu recorde de temperatura baixa com 4,4°C, para se ter uma ideia às 4h, a sensação térmica chegou a -11,6ºC.

Esta foi a menor temperatura registrada nos últimos 43 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a segunda menor desde o início da série histórica, em 1961. A menor já marcada foi 3,1ºC, em 1º de junho de 1979.

SÃO PAULO

Em São Paulo não teve geada, mas o frio está bem intenso no estado. Nesta quinta-feira a estação Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 8,3ºC no começo da manhã. O vento deixa o frio ainda mais intenso. A previsão é que os termômetros não passem dos 16°C nesta quinta.

(Débora Damasceno/Sou Agro com agências)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.