Lavouras continuam ameaçadas pelo risco de geada

Compartilhar

#souagro| Mesmo que a geada tenha chegado ontem a várias cidades do Sul do país, o fenômeno não foi tão impactante a ponto de destruir as lavouras, mas como a previsão é de frio intenso durante toda semana, o alerta continua para a agricultura.

A previsão de temperaturas baixas e ocorrência de geadas no centro-sul do país poderão impactar os cultivos de milho e feijão segunda safra que se encontram em fases fenológicas sensíveis, além das hortaliças e das culturas como o café, cana-de-açúcar e frutas.

monitoramento semanal das condições da lavoura, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta os impactos das baixas temperaturas e da geada para esses cultivos.

 

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), outro fator importante é que a queda de temperatura e a maior intensidade de geada podem ocasionar a ocorrência da temperatura letal, ou seja, uma temperatura que promove danos mais graves e irreversíveis às culturas.

Por exemplo, registros de temperaturas nas estações meteorológicas menores que 2°C na fase de florescimento podem comprometer a cultura do milho, enquanto 1°C nesta mesma fase, impacta severamente a cultura do feijão (o feijão é afetado por temperaturas mais altas que essa).

 

No café, por ser uma cultura pouco tolerante ao frio, a ocorrência de temperaturas abaixo de 0°C no abrigo, podem provocar danos parciais ou totais à planta. Já para a cultura da banana, temperaturas inferiores a 4°C podem ocasionar danos nas folhas e prejudicar os frutos em formação. A ocorrência e intensidade de geadas podem ser amenizadas a depender do relevo e velocidade dos ventos.

A geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas e seu efeito nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra e sua ocorrência resulta, em muitas vezes, em severos prejuízos econômicos principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.