Feira Internacional debate infraestrutura e transportes em Foz do Iguaçu

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro |Começou nesta quinta-feira (11) em Foz do Iguaçu e segue até sábado (14), o Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável (FILMS). O foco principal é debater sobre infraestrutura e transportes para baratear fretes e tornar os produtos da região mais competitivos.

Na abertura o ministro João Carlos Parkinson de Castro, da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, ressaltou que sistemas logísticos eficientes levam desenvolvimento aos países e transformam a realidade das cidades. Ele ainda defendeu a implantação do corredor ligando os oceanos Atlântico e Pacífico para reduzir distâncias e o custo do transporte para o acesso a mercados.

 

 

“Um corredor passa por onde tem carga e há trabalho, leva riqueza, investimentos e oferta de trabalho com qualidade. Vimos agora um aumento sem precedentes de fretes marítimos e enormes dificuldades para se obter frequências pelo mar e encontrar contêineres. Corredores logísticos respondem a essas questões”, enfatizou.

De acordo com o ministro, a rota bioceânica representará uma mudança importante na logística do Paraná e em sua inserção na região. Garantirá melhor acesso aos mercados asiáticos, favorecendo o desenvolvimento da maquila no Paraguai e a exportação de produtos com mais valor agregado.

“Produtos brasileiros, paraguaios, argentinos e chilenos serão exportados para Ásia, Costa Oeste das Américas, Peru, Colômbia e Equador com maior eficiência e menor custo e tempo”, elencou. “Essa rota promoverá investimentos, digitalização de sistemas logísticos e melhor integração aduaneira”, completou.

O Coordenador do evento logístico, Danilo Vendruscolo, afirmou que a representatividade do fórum fortalece a agenda pública para a criação do Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio, ligando portos do Chile ao de Paranaguá, conectando Argentina e Paraguai. “Reduzindo, assim, em 30% os custos para os transportes de cargas e atraindo investimentos”, afirmou.

O embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, disse que o governo de seu país está à disposição para contribuir com soluções logísticas na região. “Nós, dos governos, temos o papel de ser a voz para levar as demandas à prática, trabalhando sempre juntos, setor público e privado”, declarou.

Assista à reportagem:

(Ageiél Machado com assessoria)

 

 

(Foto: Flux Produtora)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas