feijão

Selo legal para feijão é apresentado em fórum nacional

Ageiel Machado
Ageiel Machado
feijão

Durante Fórum Brasileiro de Feijão, que acontece na capital do Mato Grosso, foi apresentado um programa que certifica produções de feijão, com intuito de melhorar a qualidade dos produtos. O Programa Semente Legal ajuda os produtores semente na autorregularão.

É feito um selo legal por meio de verificação da conformidade do processo produtivo. Ele é baseado em rastreabilidade segura, são aplicadas nas sacarias para fazer a etiqueta de segurança, chamado de Selo Semente Legal. São desenvolvidos com tecnologias de última geração, em tintas e elementos antifalsificação, para garantir que as sacarias são de origem idônea.

 

 

Com o selo é resolvida a questão da originalidade dos produtos, além de haver alguns complementos que verificam as conformidades legais e ambientais da empresa produtora, com todo o protocolo que foi desenvolvido.

De acordo com o Coordenador do Programa Semente Legal, Tiago Pilon, os processos de padronização começaram na safra 2017/18, “no início havia um índice próximo a 30% de não conformidade. Até a safra atual foi reduzido drasticamente esse índice, com menos de 2,8% de não conformidade”.

 

 

A certificação é feita com uma visita anual, com um protocolo que norteia a verificação, com auditoria que dura até três dias. Nesses encontros são realizados levantamentos, com a verificação de todo a documentação, de processo produtivo de qualidade, verificando se todo o processo segue as condições do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dentre outras verificações que ocorrem durante as auditorias.

Além dessas auditorias anuais, uma equipe de fiscalização, que é composta por seis técnicos capacitados, realiza visitas periódicas e não programadas aos fabricantes, pelo menos uma vez por mês. Nas ocasiões, são verificados, por meio de amostragem, os lotes produzidos. Um laboratório faz uma análise detalhada e o resultado é confrontado com o termo de conformidade, que é um documento obrigatório.

 

(Ageiél Machado/Sou Agro com Notícias Agrícolas)

 

 

(foto: freepik)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas