CastraPet

Município da região oeste recebe ciclo do CastraPet

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
CastraPet

 

Com a finalidade de controlar a população de cães e gatos, além de prevenir zoonoses, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, desenvolve o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, mais conhecido como CastraPet Paraná.

Recentemente, Marechal Cândido Rondon foi contemplado com o CastraPet Paraná, por meio do qual fica apto a receber as castrações de cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas. O valor do convênio firmado com o governo do estado soma R$ 105 mil, com contrapartida do município para confeccionar materiais educativos sobre tutela responsável direcionada ao público infantil.

Vale salientar que Marechal Cândido Rondon está incluído no 3º ciclo de castrações, com datas a serem divulgadas, contemplando animais de seis meses até oito anos de idade. Os animais cadastrados passarão por consulta clínica, onde serão considerados aptos ou não à castração. O cadastramento dos animais será feito pela prefeitura e seguirá critérios.

O programa está vinculado ao contexto da saúde única, que relaciona saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda.

 

 

As castrações serão executadas por empresa contratada pelo governo do estado, que virá até o município com sua Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMMES), e com profissionais da área que serão responsáveis pelos procedimentos realizados.

Devido à intercorrências entre o período de cadastramento até a data do procedimento, serão cadastrados 30% a mais de animais do que o número de vagas informadas. Por isso, é importante que no momento do cadastro o tutor apresente um número de WhatsApp, pois serão repassados todos os dados pertinentes ao programa, além de orientações pré e pós operatórias.

(Prefeitura de Marechal Cândido Rondon)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas