VÍDEO: DER roça milho e revolta produtor no Paraná

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Já diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Um vídeo que circulou nesta quarta-feira (6) pelas redes sociais mostra um agricultor indignado com a roçagem de quatro fileiras de milho em uma extensão de pelo menos 680 metros por parte de um colaborador de uma empresa terceirizada do DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), em uma propriedade rural localizada às margens da PR-239, no município de Quatro Pontes, no oeste do Paraná.

Veja as imagens da roçagem de milho gravadas pelo produtor:

O produtor rural Alcione Thomas aparece na imagem gravando o funcionário da empresa terceirizada do DER passando a roçadeira no milho. “Olha que lindo gente: milho pronto, aí vem o pessoal do DER, estudado em escritório, com ar-condicionado, manda derrubar três carreiras de milho, como se isso afetasse a visibilidade de uma rodovia, sendo que lá no fundo, para dentro do barranco, não roçaram o mato do barranco, mas roçou o meu milho”, disse, indignado com a situação.

 

 

A equipe de reportagem do Portal Sou Agro conversou também com o secretário de Agricultura de Quatro Pontes, Rudi Kunz, que nos informou que essa não é a primeira vez que isso acontece. “Venho questionando essa situação há muito tempo. É um absurdo”, resume. “Eu entendo que é preciso respeitar normas e limites, mas também o bom senso e o diálogo são o caminho”, defende Kunz, principalmente por conta da escassez de grãos de milho vivida atualmente e dos custos elevados para produzir.

Segundo ele, nem mesmo a soja precisa ser roçada pelo DER. “As plantas têm no máximo 80 centímetros, não comprometendo a visibilidade e em muitos casos, até mesmo amortecendo prováveis saídas de pistas e acidentes às margens da rodovia”. O secretário pretende manter contato com o DER e reivindicar alterações em alguns pontos contratuais, para preservar essas áreas onde a roçagem vem afetando as lavouras. O vídeo mostra uma placa informado sobre a Conservação Rotineira da Faixa de Domínio.

Clique no link abaixo e veja o que diz o DER sobre o caso:

DER se pronuncia sobre roçada em milho no Paraná

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas