biológicos

Menos defensivos e mais biológicos é aposta de muitos agricultores

Débora Damasceno
Débora Damasceno
biológicos

#souagro| A troca de defensivos agrícolas pelos produtos biológicos que já sofreu muita resistência na agricultura, tem aos poucos conquistado os produtores rurais. Por isso há empresas que apresentam que atendam a demanda do mercado agrícola por produtos diferenciados. Como é o caso da JCO BIOPRODUTOS que tem sede em Barreiras, na Bahia e está presente na Agrishow.

A Luciane Oliveira Miller é diretora técnica e dá detalhes de como o uso de biológicos pode trazer benefícios para as lavouras.

ASSISTA O VÍDEO:

 

“Um dos produtos que a gente tem mais aceitação é o fungo Trichoderma. Ele é um fungo que é dos mais estudados no Brasil e ele é utilizado pra promoção de crescimento das plantas”, explica Luciane.

É importante ressaltar que o uso de biológicos é uma forma de diminuir o uso de defensivo agrícola: “O que acontece é que existem alguns produtos biológicos que são utilizados para controle de doenças e outros utilizados pra controle de insetos. E assim, eles não podem ser usados sozinhos, eles tem que ser usado como parte de um manejo integrado. Então o que acontece? o produtor ele usa o agrotóxico em várias aplicações e ao longo das safras vai se criando uma resistência aquela molécula, os insetos, as doenças. O biológico ele entra pra diminuir essa resistência. Porque vamos supor, vamos ter cinco aplicações de fungicida. De repente você consegue fazer quatro de um fungicida químico e um de um biológico. E aí você reduz esse número de aplicação e consegue segurar as moléculas químicas por mais tempo sem existência”, detalha Luciane.

 

Atualmente os produtores rurais estão mais adeptos ao uso de biológicos e a procura tem aumentado: “Os produtos biológicos antigamente era visto como uma coisa bem eh ecológica, mas o que o produtor percebeu é que justamente com esse número maior de aplicações de agrotóxicos eles estão gastando cada vez mais dinheiro pra ter às vezes a mesma produção ou um pouquinho maior. Então, eles estão muito abertos ao produto biológico justamente pra ver se eles conseguem diminuir o custo da produção deles, porque os produtos biológicos são mais baratos que o os químicos geralmente e consegue manter aquela molécula química com menos aplicações”, finaliza Luciane.

(Débora Damasceno com Sirlei Benetti/Sou Agro)

(Foto: reprodução internet)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas