Dos cafezais para as xícaras do mundo, hoje é dia do café

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| 14 de abril, dia mundial do café. Sim, o queridinho do mundo está de aniversário. Quem nunca combinou com alguém querido de tomar uma xícara de café? Ou quem só acorda depois do café? E o cheiro? Quem não ama o cheiro do café?.

O café tem dezenas de variedades cultivadas pelo mundo, aproximadamente 124 para ser mais exata. Hoje no Brasil, a produção acontece muito em Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia. Este ano o país produz 55 milhões de sacas, mas já chegou a produzir 64 milhões em 2020, segundo o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
E para homenagear esse grão tão importante para a agricultura, vamos regionalizar e detalhar o que ele representa no Paraná.

ASSISTA A REPORTAGEM:

 

 

 

PRODUÇÃO DE CAFÉ NO PARANÁ
Anos atrás o Paraná era dominado pelas produções de café, mas uma forte geada que atingiu o estado em 1975 condenou quase todas as plantações e destruiu os cafezais, o que causou uma grande queda na produção do estado: “O Paraná foi no passado um mar de café, nós éramos protagonistas, produzíamos 22 milhões de sacas por ano no auge da nossa produção. A grande geada mudou essa realidade. O Paraná tem uma área hoje pequena, mas os nossos cafeicultores que tem café nas veias, produzem café de qualidade”, diz Norberto Ortigara.

O café é um grão que se transforma em bebida, por isso, o cultivo e o cuidado precisam ser muito bem feitos para que o apreciador receba o melhor sabor quando fizer a prova: “Café é uma bebida e os atributos devem ser preservados. Por isso, todo cuidado no pós-colheita é um passo importante para que consumidor receba um produto de alta qualidade, esse é o esforço que fazemos, nossa produção neste ano deve ficar restrita a cerca de 600 mil sacas, mas o café é uma bebida muito apreciada mundo afora”, detalha Ortigara.

Mesmo com a queda na produção paranaense, os produtores que permanecem atuando no cultivo ganham destaque mundo afora. No Norte do estado, estão as mulheres cafeicultoras que já receberam muitos prêmios por conta das ótimas safras do grão. Inclusive já contamos essa história aqui no portal Sou Agro (relembre aqui).

O Secretário elogia o trabalho dos cafeicultores: “O café gera muita oportunidade, gera muito valor e nós queremos aqui parabenizar todo o esforço do cafeicultor paranaense, especialmente das organizações das mulheres do café do norte pioneiro que fazem um trabalho sensacional a favor da demonstração daquilo que é bebida boa. Então nós nos associamos as homenagens as comemorações ao dia mundial do café nessa quinta-feira”, finaliza Ortigara.

ORGULHO DE QUEM PRODUZ
Tem gente que considera ter café correndo nas veias, e ver o resultado da produção sendo valorizado é recompensador, como é o caso de Nira Souza, cafeicultora que segue uma tradição de família e é apaixonada pelo café: “Eu estou na quarta geração de famílias de cafeicultores. Esse amor e dedicação vem passando de geração em geração. Eu sou fruto de quem muito amou e cuidou dos cafezais. O café sempre foi a principal fonte de renda, o que trouxe o sustento pra minha família”, diz Nira.

 

Mesmo vindo de uma família de cafeicultores, foi nos últimos anos que Nira se reconheceu de fato como uma produtora de café, é que ela faz parte do projeto Mulheres do Café que abriu muitas oportunidades.

Nira fala toda orgulhosa sobre o que o café significa para ela: “Eu entendi que o café vai muito além de trazer o sustento, de ser minha principal fonte de renda. A paixão pelo café corre minhas veias, café significa muito mais do que isso, o café é minha vida, minha história, é minha dignidade, é minha liberdade. O café é meu passado, meu presente e se Deus me permitir o meu futuro. Eu amo o que faço, eu amo o meu trabalho, que já nem é trabalho, é realização. Eu sou uma mulher, uma cafeicultora realizada dentro da minha profissão. Eu amo trabalhar com café”, finaliza a produtora.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

Foto: Getty Images

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas