frente fria

Frente fria pode trazer geada ao Paraná já nesta semana

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
frente fria

 

#souagro | A geada deve chegar mais cedo do que o habitual no Paraná. Em pleno outono, a expectativa é de frente fria e baixas temperaturas para essa semana, em algumas regiões produtoras do Paraná. O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra, apresenta uma previsão da entrada dessa frente fria no Estado.

A preocupação maior envolve os produtores do milho e do feijão. “Por enquanto, a região de Cascavel não deve sofrer com a geada neste começo de abril, a não ser que haja uma mudança muito radical. O problema é ali na região de Clevelândia, Palmas, interior de Mangueirinha, municípios situados na parte mais alta do Sudoeste do Paraná, que pode ter o registro de geada e frio intenso”, alerta Coutinho.

Com relação ao milho 2ª safra, em viés de colheita, por enquanto a umidade é favorável, conforme o engenheiro agrônomo. “Entretanto, como há indicação de frio para os próximos 10 a 12 dias, a partir desta quarta-feira, pode provocar o alongamento do ciclo do milho, ameaçando essa lavoura com geadas no mês de junho”, comenta Coutinho.

Com base nos radares do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), ainda há presença de nebulosidade no Paraná e pouca na região de Cascavel. “Podem ocorrer uma ou outra trovoada no Estado, inclusive nas regiões norte e nordeste do Estado”. A tendência de hoje para amanhã é de tempo seco. “Na quarta-feira, a frente fria avança e fica mais ativa entre o Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina, com probabilidade de alguma chuva no centro-oeste do Paraná durante a quarta-feira”. Sobre as temperaturas, a partir de quarta já pode gear nos campos de Palmas e em Ponta Grossa. Preocupação a mais para os produtores de feijão daquela região.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Vandré Dubiela

 

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas