plant-based

Feijão: do biológico ao plant-based; saiba mais

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
plant-based

 

#souagro | Feijão, do biológico ao plant-based: Cuiabá, capital do Mato Grosso, se prepara para sediar o 8º Fórum Brasileiro do Feijão – o maior evento de pulses e colheita especiais do Brasil. Será de 12 a 14 de abril, reunindo especialistas renomados no assunto.

Os produtos biológicos nos permitem alcançar um nível de sustentabilidade. Diante da biodiversidade brasileira, a produção nacional de tecnologia biológica permitirá que a agricultura regenerativa seja nosso objetivo em comum, reduzindo custos de produção e aumentando a produtividade, equiparando a eficiência biológica aos produtos agroquímicos, porém com menor toxicidade, maior segurança e redução dos impactos ambientais. A tecnologia biológica extrapolou o uso na agricultura orgânica e se tornou base para todos os cultivos.

As leguminosas foram alçadas a um dos pilares de sustentação da humanidade a partir de 2019. Já vinha chamando atenção por todos os predicados de sustentabilidade e por serem básicas e conhecidas em praticamente todas as culturas mundiais. O Brasil a tecnologia sendo implementada aqui cada vez com mais rapidez em relação aos centros de inovação mundial, isso quando ela não é fruto do trabalho de nossos cientistas.

2019 foi um ponto de inflexão para a proteína alternativa, ou a carne vegetal. Com o Covid-19 foram expostas as vulnerabilidades de nossos sistemas alimentares e cadeias de abastecimento, e aumentaram a conscientização dos riscos para a saúde pública inerentes aos animais e aos produtos industriais.

Na agricultura, substitutos inovadores para produtos alimentícios de origem animal surgiram como um ponto de luz no escuro. O mercado de alimentos à base de plantas pode representar até 7,7% do mercado global de proteínas até 2030, com um valor de mais de US$ 162 bilhões, acima dos US$ 29,4 bilhões em 2020, de acordo com um novo relatório da Bloomberg Inteligência (BI). A mudança na opinião pública representa uma enorme oportunidade para produtores e processadores de matérias-primas no Brasil.

(Vandré Dubiela/ou Abro com Ibrafe)

 

Foto: Ibrafe

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas