tomates

VÍDEO: música estimula produção de tomates orgânicos

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
tomates

 

#souagro | Ele não pode faltar sobre a mesa. O tomate é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. É fonte de licopeno, um poderoso antioxidante. O fruto também possui substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C e K e do complexo B e mineiros. Quanto mais maduro, maior é a concentração de nutrientes. Seja cru, cozido ou concentrado, é sinônimo de saúde.

Em Rio do Salto, pertencente a Cascavel, uma propriedade se dedica à atividade cultivando mais de 1.200 plantas de tomates orgânicos. A curiosidade é que os tomates se desenvolvem estimulados por música. Um aparelho de som é utilizado para aliviar o estresse tanto das plantas como de quem cuida do manejo. “Há muitos estudos de que as plantas gostam de música e dependendo do estilo, tem diferença por cultura e desenvolvimento”. O estilo de música mais utilizado é sertanejo raiz.

A produção teve início há um ano, segundo explica o produtor Bruno Fernando Galon, em virtude da demanda e ausência no mercado deste tipo de tomate. Ele conta que antes tinha uma estufa menor e a partir do êxito na atividade, decidiu ampliar a capacidade para atender o crescente interesse. Por ser orgânico, o produtor consegue uma margem de retorno de até 30% em comparação com os tomates produzidos de maneira convencional.

Tomates orgânicos são produzidos em estufas no distrito de Rio do Salto, em Cascavel
Tomates orgânicos são produzidos em estufas no distrito de Rio do Salto, em Cascavel

E sobre o manejo, o produtor explica se é mais fácil ou difícil a produção de tomates orgânicos. “Acaba seguindo a mesma linha uma vez que todo o trabalho é realizado manualmente. Dentro da parte de insumos, utilizamos mais produtos biológicos para controlar os insetos e a pragas”.

 

 

A qualidade dos frutos chama a atenção. “Tudo é manejo. É preciso ficar de olho sempre sobre a presença de praga ou doença”. O grande desafio é obter mão de obra para a lida com os tomates. “Qualquer setor hoje encontra dificuldade para encontrar mão de obra no campo”.

Por semana, o produtor colhe em média de 10 a 20 caixas, com entrega em vários pontos, entre as quais mercados, aquisições institucionais e abastecendo inclusive outras cidades. A colheita começou no início de dezembro do ano passado e prosseguirá até meados de fevereiro. O ciclo do tomate orgânico em estufa: após o plantio, leva três meses para começar a produzir, mesmo tempo em que continuará a produzir. Depois da produção, a estufa será limpo, o solo passará por remoção, necessitando de uma análise de solo para saber se precisa de alguma adubação para depois realizar outro plantio. Mas antes, o produtor entra com outra cultura para intercalar. A vontade de expandir é do mesmo tamanho do receio, por conta do investimento elevado. “É preciso pé no chão”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas