Vacas de sutiã: como a técnica melhora produtividade?
#souagro| Muitos estudos apontam que o bem-estar animal garante melhores resultados de produção. É justamente pensando nisso que a Fazenda Zuniga, propriedade localizada na cidade de Serranos, região sul de Minas Gerais investe. Um dos exemplos de cuidado com os animais é o uso de sutiã nas vacas.
O acessório começou a ser utilizado depois que Eveline Zuniga, que é médica veterinária e filha do proprietário da fazenda, visitou um rebanho de leite na Europa e viu que as vacas leiteiras utilizavam o sutiã. Na Islândia, país que Eveline visitou o uso de sutiã nos animais era muito comum, mas a brasileira não conhecia o método e resolveu comprar o acessório para trazer até a fazenda da família e testar nas vacas leiteiras.
- Produção leiteira: veja porque 2021 foi difícil para o setor
- Maçã: uso de cálcio melhora produtividade e qualidade da fruta
O QUE MUDA COM USO DO SUTIÃ
O sutiã das vacas é utilizado como um sustentador e é colocado em animais que possuem frouxidão no ligamento da mama ou que apresentam edemas pós-parto, situações bem comuns no rebanho leiteiro. Em casos onde não há nenhuma dessas situações, o acessório pode prevenir acidentes e até prolongar a vida das vacas.
(Débora Damasceno/Sou Agro com agências – Fotos: Cowforto)