integração

Um novo Ciclo. Uma nova Integração para o produtor rural

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=1aSiIkzEz_Y

A partir de agora os mais de 9 mil associados da Primato tem uma opção a mais de geração de renda nas propriedades. É que a Cooperativa passa a ser integradora de peixes. A primeira propriedade onde o produtor rural apostou nessa parceria fica em Dois Irmãos, distrito de Toledo. 25 mil alevinos de tilápia foram colocados no tanque em outubro do ano passado. A despesca foi realizada no final de maio.

“Retiramos o peixe com uma média de 900 gramas. Em 7 meses o desempenho por peixe foi em média de 880 gramas porque quando colocamos os alevinos estavam com 20 gramas. A conversão alimentar ficou em torno de 1.3”, foi o que ressaltou a engenheira de pesca e doutora, Débora Xavier, que é responsável pela assistência técnica e comercial da Primato.

Depois de retirados da água e colocados nos caminhões, os peixes seguem direto para o abate que é feito por um frigorífico parceiro, recebe a embalagem e vai para as gôndolas dos supermercados Primato que atendem a população de parte do Oeste do Paraná.

O gerente de originação, Marcio Bach, cita que o produtor rural tem todo apoio da cooperativa. Na construção dos tanques, na montagem dos equipamentos, assistência técnica e na hora da despesca. “Isso garante ao produtor não ter perdas na hora de comercialização do produto. Quando o peixe está pronto, o produtor não precisa se preocupar quanto ao preço e se vai ter pra quem vender. A Primato tem o frigorífico certo que vai abater os peixes”.

A despesca é realizada a noite por causa da temperatura

O trabalho de despesca é realizado geralmente a noite por fatores simples: Temperaturas mais amenas, o que diminui a mortandade e os animais ficam mais calmos o que facilita o trabalho das equipes.

O presidente da Cooperativa, Anderson Sabadin, acompanhou o início da despesca e fez questão de enfatizar que: “É um orgulho estar na propriedade de um piscicultor que acreditou em um projeto. Toda oscilação de milho e de soja, esse produtor não foi impactado. Esse é o grande diferencial de um sistema de integração. O Cooperado tem estabilidade e a Cooperativa passa a ser a garantidora da compra da produção.

Quem desejar fazer parte do sistema de integração de peixes da Primato pode procurar a cooperativa para mais informações junto aos técnicos da área.

Clique no link abaixo e veja o vídeo com a reportagem da despesca noturna

(Sirlei Benetti – Fotos: Sou Agro)

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas