Sem umidade do solo, plantio da soja é arriscado, aponta meteorologista

Amanda Guedes
Amanda Guedes
https://www.youtube.com/watch?v=rroCaOIMSaM

SOUAGRO | Segundo informações do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), uma nova frente fria já está em evolução pela Região Sul. Por enquanto, a frente fria provoca temporais no Rio Grande do Sul, mas na manhã desta quarta-feira (08) a tendência é de se aproximar dos setores oeste/sudoeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Quem fica na expectativa diante deste cenário, é o produtor rural que está se preparando para nova safra de soja, que neste ano teve o calendário de plantio alterado. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná o calendário de semeadura da soja passou de 10 de setembro para 13 de setembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022, sempre observando os critérios favorável aos agricultores.

Mas será que o clima está favorável? O meteorologista Reginaldo Ferreira, aponta que a umidade do solo é essencial para o período de semeadura. ‘’A semente precisa absorver pelo menos duas vezes e meia o seu próprio peso para germinar. E depois também é preciso de água para que esse processo continue e a planta possa crescer de forma vigorosa e possa expressar o máximo potencial produtivo.’’ Explica.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro e receba notícias atualizadas.

O profissional esclarece que com o baixo registro de chuva na região, é muito arriscado para o produtor iniciar a etapa de semeadura. ‘’A perspectiva que nós temos não são boas em relação a chuva. Estamos em um período muito seco e esse mês de setembro está parecendo o mês de agosto. Os dados meteorológicos mostram que nós não temos possibilidade de chuva expressiva. A não ser lá pelo dia 25/26 de setembro (…) Vale lembrar que estamos no período de La Niña, isso quer dizer que a chuva para os próximos 6 meses, deva ser abaixo da normalidade’’.

ASSISTA A EXPLICAÇÃO COMPLETA DO METEOROLOGISTA 

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas