avoua de trigo. Tibagi, 12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

Saiba o que esperar da safra de trigo no Paraná

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://youtu.be/tE8HDCHbWvo

 

#souagro | O analista da cultura de trigo do Deral/Seab-PR, agrônomo Carlos Hugo Godinho, fez uma avaliação do cenário da cultura de momento no Estado para o Portal Sou Agro.

 

Moagem de trigo cresce 1% no Brasil, mas moinhos sofrem

 

A área de trigo, conforme o analista, deverá ser de 1,6 milhão de hectares, 3% superior à realidade do ano passado, quando a cultura ocupou 1,12 milhão de hectares “O trigo segue uma toada de restrição, uma vez que o plantio do milho vem muito forte desde março, com os preços muito abonadores para a cultura. Isso também acontece com o valor da saca do trigo, mas em menor escala”, comenta. “Devemos ter o produtor preferindo o milho, em detrimento ao trigo”.

 

Veja o que fala o analista da cultura de trigo do Deral, agrônomo Carlos Hugo Godinho:

Mesmo assim, nas áreas ao sul do Paraná, onde não há possibilidade de plantio do milho safrinha, a escalada do trigo deve ser maior. Diante disso, a expectativa de produção no Estado é de 3,8 milhões de toneladas, um número que se confirmado, será recorde. “Mas ainda há muito água para rolar, pois estamos apenas com 5% do plantio efetuado”. Esse plantio de 5% corresponde ao avanço no Norte Pioneiro, mesmo em uma condição não ideal, com a semeadura no pó. “Agora, é esperar que as chuvas ocorram para a ocorrência de uma germinação apropriada. Caso isso não aconteça, teremos um aumento do risco da cultura do trigo, aliada à previsão de geada com a agravante da estiagem, fatores que reduziram a produtividade da cultura em anos anteriores no Estado.

(Vandré Dubiela)

 

Foto: Jaelson Lucas/AEN

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas