Novo aumento de energia afeta agricultura

Oeste apresenta gargalos de energia ao presidente da Copel

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Novo aumento de energia afeta agricultura

 

#souagro | Gargalos de energia: Representantes dos sindicatos rurais da região oeste do Paraná, entre os quais Palotina, Cascavel, Toledo, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon e de Cianorte, participam nesta terça-feira, a partir das 15h30, na sede da FAEP (Federação dos Agricultores do Estado do Paraná), de uma audiência com o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. Será uma oportunidade singular para região apresentar a sua importância exercida no cenário estadual e nacional, atribuída ao agronegócio.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

O vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, comenta que o presidente da Copel conhecerá de perto os números que colocam a região oeste do Paraná entre os destaques do agro no Brasil. “Vamos mostrar o que produzimos em todas as cadeias produtivas e também os principais obstáculos relacionados à energia elétrica no Estado”, salienta.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

Na ocasião, será entregue um documento com as principais pautas e reivindicações dos agricultores do oeste paranaense e de outros municípios. “Entendemos que todos os pedidos são passíveis de ser prontamente atendidos pela Copel”. O objetivo, segundo ele, é mostrar as condições das redes de energia elétrica existentes em algumas propriedades, as árvores que comprometem a qualidade da distribuição de energia, cabeamentos destruídos, postes caídos, ou seja, um vasto material. “Hoje, a cadeia de proteína animal é responsável por 70% do VBP da regional de Toledo e os grãos representam 32% desta fatia”, exemplifica.

Engenheiros agrônomos reunidos em congresso estadual

Milho: plantio da safra verão 2021/22 atinge 86,2% no BR

Para Zabott, os gargalos, além de causar perdas financeiras, a falta de energia elétrica provoca ainda sérios problemas nos animais, afetando o bem-estar e gerando estresse no plantel. Isso acaba refletindo nos índices de produtividade no campo e reflexos na sanidade animal. “Vamos convidar o presidente da Copel a conhecer a região oeste. Ver de perto o que o produtor faz no dia a dia”, destaca Zabott.

A iniciativa de se reunir com o presidente da Copel partiu do sindicalista de Palotina. A reunião na FAEP contará também com o presidente da federação, Ágide Meneguette. A audiência teve a participação e envolvimento direto do deputado estadual Coronel Lee.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas