Milho

Milho: plantio da safra verão 2021/22 atinge 86,2% no BR

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Milho

O plantio de milho verão da safra 2021/22 no Brasil atingiu 86,2% da área estimada de 4,385 milhões de hectares até sexta-feira (12), segundo levantamento de SAFRAS & Mercado.

O plantio atinge 99,1% no Rio Grande do Sul, 99,6% em Santa Catarina, 100% no Paraná, 90,3% em São Paulo, 90,7% em Mato Grosso do Sul, 77,3% em Goiás/DF, 57,7% em Minas Gerais e 65,9% em Mato Grosso.

Cigarrinha-do-milho: praga faz investimentos em inseticidas quase dobrar

 

No mesmo período do ano passado o plantio estava concluído em 81,4% da área estimada de 4,353 milhões de hectares. Já a média de plantio dos últimos cinco anos atingia 83,3% no período.

Expectativa no Paraná

A área estimada para a atual safra de milho, no Paraná, é de 423 mil hectares. A maioria do que foi plantado já está na fase de desenvolvimento vegetativo. O levantamento a campo mostra que 96% estão em condições boas, enquanto os 4% restantes apresentam situação mediana em termos de qualidade.

Próxima safra tem tudo para ser a mais cara do século

 

Se não houver alteração no cenário, a expectativa do Deral é que o Estado colha 4,1 milhões de toneladas de milho, o que representa aumento de 32% em relação à primeira safra do ciclo anterior. Se os números forem confirmados, a produtividade ficará em 9,7 mil quilos por hectare, bem próximo do recorde da safra 2019/20, que foi de 10 mil quilos por hectare.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

A previsão é iniciar a colheita em janeiro estendendo-se até abril. No mesmo mês em que deve começar a colheita da primeira safra, os produtores paranaenses iniciam o plantio da segunda. No entanto, a perspectiva é de que os custos de produção tenham crescimento ainda maior. Hoje, esses custos já estão, em média, 35% superiores ao praticado na safra passada.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(FONTES: Safras&mercado e Agência de notícias do Paraná)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas