Exército realiza visita técnica relacionada a ações e cursos do Sistema FAEP

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Faep

Uma comitiva do Exército passou por uma imersão sobre a estrutura do Sistema FAEP, a representatividade da agropecuária paranaense e as principais ações desenvolvidas em benefício do setor produtivo. Isso porque, no dia 3 de agosto, integrantes do grupo de estudos estratégicos promovido pelo Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, voltado à preparação de oficiais para o assessoramento de alto nível nas Forças Armadas e no Ministério da Defesa, participaram de uma visita técnica à sede do Sistema FAEP, em Curitiba.

Na ocasião, 32 coronéis do Exército Brasileiro, um coronel da Força Aérea Brasileira, um capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e quatro oficiais estrangeiros (Portugal, Peru, Equador e Argentina) participaram da visita técnica.

Mercado de feijão apresentou comportamentos distintos em julho

Durante o encontro, representantes do Sistema FAEP apresentaram um panorama da produção agropecuária paranaense, sua participação na economia estadual e na balança comercial, além da estrutura e da atuação institucional da entidade. Também foram detalhadas as capacitações voltadas à operação de drones, aspectos da legislação relacionada ao setor e o trabalho jurídico realizado pela entidade na defesa dos interesses dos produtores rurais.

“Essa parceria permite aproximar duas instituições que prestam serviços relevantes à sociedade. O Sistema FAEP possui um amplo portfólio de cursos, com formações que podem atender às necessidades do Exército e contribuir para a qualificação de seus integrantes em diferentes áreas”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Atualmente, integrantes do Exército participam de uma série de cursos ofertados pelo Sistema FAEP: primeiros socorros, operação de tratores, formação de brigada de incêndio, trabalho em espaços confinados e em altura, operação e manutenção de motosserras e roçadeiras, agricultura de precisão com GPS, prevenção e combate a incêndios florestais, operação de drones, segurança no manuseio de inflamáveis e combustíveis, entre outros.

De acordo com o coronel Ivan Christie Barros de Araújo, instrutor do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, as viagens de estudos permitem aos participantes conhecer diferentes aspectos do poder nacional e compreender como os setores político, econômico, científico e tecnológico se relacionam com as políticas de defesa.

Coronel Ivan Christie Barros de Araújo, instrutor do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército

“O objetivo é proporcionar aos oficiais conhecimentos sobre as diferentes expressões do poder nacional. A agricultura integra a dimensão econômica, mas também está diretamente relacionada à ciência e à tecnologia”, destaca.

Segundo Araújo, os participantes do curso serão preparados para atuar como assessores de alto nível do Ministério da Defesa, do Exército, da Marinha e da Força Aérea, contribuindo para a formulação de políticas estratégicas.

“Esses oficiais precisam compreender os cenários político, econômico, científico e tecnológico, além das conjunturas nacional e internacional. Conhecer a produção agropecuária paranaense, sua importância para a economia, sua participação na balança comercial e o avanço das tecnologias no campo contribui diretamente para essa preparação”, esclarece.

Entre as capacitações, o coronel destaca a operação de drones, tecnologia que vem sendo utilizada de forma crescente tanto no meio rural quanto nas atividades de segurança e defesa. “O drone está cada vez mais presente na agricultura, na vigilância, no reconhecimento, no monitoramento e em diferentes operações militares. Por isso, esse tipo de capacitação permite ampliar a capacidade militar quanto para contribuir com a formação profissional do futuro cidadão”, conclui.

(Com FAEP)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Mais Notícias