Sul do país registra frio intenso e temperaturas abaixo de zero

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Foto: Frio no Colégio IAP Ivatuba

A madrugada desta segunda-feira (11) foi marcada por temperaturas extremamente baixas em diversas cidades do Sul do Brasil.

Nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, os termômetros chegaram a -5°C, com formação intensa de geada. Em Porto Alegre, a mínima ficou em torno de 6°C, reforçando a sensação de frio mesmo fora das áreas serranas.

Em Santa Catarina, o Planalto Sul registrou valores negativos, com destaque para São Joaquim, onde a mínima bateu -3°C e houve relatos de gelo cobrindo carros e telhados.

Já no Paraná, o frio também foi rigoroso, provocado pela massa de ar polar e pelos ventos derrubou a sensação térmica para perto dos -8°C, ampliando a formação de geadas e o cenário típico de inverno.

O destaque ficou para General Carneiro, que registrou sensação térmica de -7,5°C nas primeiras horas do dia. Veja abaixo as menores sensações térmicas registradas no estado:

  • -7,5°C em General Carneiro;
  • -5,3°C em Entre Rios;
  • -4,7°C em Guarapuava;
  • -4°C em Cascavel;
  • -2,9°C em Palmas;
  • -2,8°C em Fazenda Rio Grande;
  • -2,7°C em Pinhão;
  • -2,3°C em Laranjeiras do Sul;
  • -1,8°C em Irati;
  • -1,5°C em Lapa;
  • -1,4°C em Pato Branco;
  • -0,7°C em Toledo;
  • -0,5°C em Francisco Beltrão;
  • -0,2°C em União da Vitória;
  • -0,1°C em Curitiba.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio atingiu todas as regiões do estado, inclusive o Litoral. “Temperaturas mais baixas do ano registradas nesta segunda-feira no Paraná. Amanhecer gelado em todas as regiões, com valores abaixo dos 10°C nos termômetros até mesmo no litoral […] No Centro-Sul paranaense, foram registradas as primeiras temperaturas negativas do ano, abaixo de 0°C […] Isso proporciona a ocorrência de geadas”, afirmou.

Cidades do Paraná registraram sensação térmica negativa

Além das temperaturas negativas registradas em diversas cidades, o Paraná também enfrentou sensações térmicas ainda mais baixas durante o amanhecer desta segunda-feira.

“A perspectiva é que fique com predomínio de sol ao longo do dia, não há previsão de chuva para hoje. A massa de ar polar é bastante abrangente e domina todo o Sul do Brasil […] E proporciona mais alguns dias de tempo estável e frio. Na terça-feira (12) continua com forte resfriamento e novamente há previsão de formação de geadas no Paraná”, explicou Lizandro.

A previsão indica que a terça-feira também deve começar gelada em todas as regiões paranaenses, com destaque novamente para o Centro-Sul, onde há possibilidade de novas geadas. O frio mais rigoroso começa a perder força apenas a partir de quarta-feira (13), quando as temperaturas voltam a subir gradativamente e podem ultrapassar os 20°C em parte do estado.

Na região Noroeste, inclusive, as máximas devem superar os 25°C na tarde de quarta-feira. Já a partir de quinta-feira (14), a previsão aponta retorno da chuva ao Paraná, acompanhada de trovoadas. Na sexta-feira (15), as precipitações devem se concentrar principalmente na faixa norte e no Noroeste do estado.

VEJA MAIS DA GEADA PELO SUL

(Com Simepar)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas