Frente traz nova instabilidade a alguns estados pelo Brasil

Frente fria avança neste começo de semana e leva chuva a vários estados do Sudeste, Centro-Oeste e o Sul do Brasil depois de já ter trazido um domingo de instabilidade na Região Sul.
A frente é impulsionada por uma massa de ar frio que será reforçada entre esta segunda e a terça no Sul do país.
Brasil pede suspensão do tarifaço e tenta negociar com Trump

Como se observa no mapa do modelo matemática europeu, a frente fria organiza um canal de umidade vindo da região amazônica com chuva em ao menos nove estados neste começo de semana.
A frente fria traz chuva ainda no Sul do Brasil para os três estados da região, sobretudo nos territórios catarinense e paranaense, onde a precipitação localmente pode ser por vezes moderada a forte e o dia terá tempo fechado na maioria das cidades.
Muitas nuvens persistem nesta segunda-feira no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade no decorrer do dia e chuva e garoa especialmente entre a Serra e o Litoral Norte. Pode chover forte na encosta da Serra na área de Torres.
Em Porto Alegre, a segunda-feira transcorrerá com muitas nuvens, mas devem ocorrer aberturas de sol mais na segunda metade do dia, à tarde. Não se pode afastar precipitação leve, isolada e passageira, especialmente na madrugada e de manhã.
No Centro, Noroeste, Oeste e Metade Sul gaúcha, o sol aparece mais cedo nesta segunda. No Oeste e no Sul, a MetSul Meteorologia antecipa períodos amplos de céu claro.
No Centro-Oeste, o sistema frontal traz chuva durante esta segunda-feira para a maior parte dos municípios do Mato Grosso do Sul. Chove ainda em parte do Mato Grosso e não se descarta instabilidade mais ao Sul de Goiás.
No Sudeste, por sua vez, a frente fria induz chuva durante a segunda-feira em diversas regiões de São Paulo, embora não chova em todo o estado. Pode chover ainda em setores isolados do Sul e do Triângulo Mineiro e com menor possibilidade de forma localizada no Rio de Janeiro. Na cidade de São Paulo, depois de um domingo muito quente, que teve máxima de 32ºC, a nebulosidade aumenta muito com possibilidade de chuva da tarde para a noite. Antes, o tempo vai estar quente e abafado e a máxima deve ocorrer durante a manhã com até 27ºC.
(Com METSUL)











